As pastagens foram beneficiadas pelas chuvas ocorridas no início da semana. As gramíneas estavam com desenvolvimento vegetativo abaixo do normal para a época em razão do déficit hídrico, agravado pelas últimas geadas, principalmente nas áreas de baixadas.

Caso as condições climáticas permaneçam favoráveis, com temperaturas e umidade adequadas neste mês, os produtores poderão ter boa oferta de massa verde a partir de meados de outubro.(SEAB)

Crédito

Produtores rurais que querem adquirir caminhões por meio do Programa de Sustentação de Investimento já podem planejar a compra. O Ministério da Fazenda publicou no Diário Oficial da União portarias autorizando o pagamento de equalização de juros dos financiamentos rurais.

Com a nova linha de crédito, o governo irá subvencionar os financiamentos para compra de caminhões por parte de produtores rurais pessoas físicas. As taxas de juros passam a ser de 4% ao ano, as mesmas do subprograma “Ônibus e Caminhão”, que atende pessoas jurídicas. A medida vale para os financiamentos contratados até 31 de dezembro deste ano. (SEAB)

Trigo

Nos últimos dois meses, 80% das lavouras de trigo do Paraná foram prejudicadas pelo clima. Antes das geadas, a  expectativa do Deral (Departamento de Economia Rural) era de que fossem colhidas quase três  milhões de toneladas do cereal em todo o Estado. Agora, a estimativa é de que a oferta chegue a 1,9 milhão. Mesmo com o aumento da área plantada em 25%, já é esperada uma queda de 7% na safra 2013 comparando com a colheita do ano passado.(Ocepar)

Café 

O café está na reta final de colheita. Há produtores com a intenção de realizar o arranquio das lavouras, devido aos efeitos das geadas.  (SEAB)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.