O movimento da equipe de produção foi intenso durante todo o dia para finalizar os preparativos e dezenas de profissionais que estiveram envolvidos no trabalho para a montagem do estúdio e equipamentos.

Agentes da Setran organizaram o trânsito na rua Amauri Lange Silvério, já que o movimento de veículos nos arredores da TV foi intenso durante todo o dia, em razão do debate.

Os assessores políticos foram os primeiros a chegar aos estúdios da emissora, onde iria ser realizado o sorteio que definiria a ordem dos candidatos.
Por volta das 21h45, eles se reuniram com a direção da emissora para a definição dos temas das perguntas. O debate teve um bloco de aproximadamente uma hora, no qual candidatos perguntavam para candidatos. Na sequência, a apresentadora Joice Hasselmann faria suas perguntas diretamente para cada político.

Os assessores do candidato Bruno Meirinho (Psol) foram os primeiros a se acomodar no local reservado ao candidato e mantiveram-se concentrados para o sorteio.Exatamente às 21h45, Rafael Greca (PMDB) chegou aos estúdios da RIC e se manteve em reunião com seus assessores até o horário do debate. Dentre ensaios para o discurso que seria usado durante o embate, o candidato pediu um café quente e reclamou da temperatura do ar condicionado. A equipe do candidato era uma das mais numerosas.

Logo depois, perto das 22h, Gustavo Fruet chegou acompanhado por seus correligionários. Bastante requisitado por admiradores, Fruet tirou fotos e distribuiu sorrisos àqueles que o esperavam. O candidato logo se postou em seu lugar e estudou alguns planos para o encontro que seria realizado posteriormente.

O atual prefeito Luciano Ducci foi o terceiro a marcar presença e logo se postou em reunião com um grande grupo de assessores.

Bruno Meirinho, ao contrário de sua equipe, foi o penúltimo candidato a marcar presença na emissora e logo se encontrou com seus assessores que o esperavam a mais tempo.

Ratinho Junior chegou logo depois e, sem dúvida alguma, foi o candidato mais cortejado e festejado. Distribuindo sorrisos e abraços, ele cumprimentou alguns profissionais e se dirigiu ao camarim para se maquiar. No caminho o candidato encontrou e saudou seu adversário Bruno Meirinho, desejando-lhe boa sorte.

Clima festivo entre os assessores

Os assessores políticos ficaram concentrados em um local específico para acompanhar o embate entre seus candidatos. Com muita animação, correligionários de partidos opostos brincavam entre risos e gargalhadas enquanto seus candidatos se alfinetavam nos estúdios.

Rafael Greca e Luciano Ducci protagonizaram as cenas mais inusitadas e engraçadas, com discussões fervorosas na área da saúde. O aglomerado de assessores mais parecia uma torcida de futebol com cinco times, enfrentando-se dentro de campo. As colocações que mais arrancavam sorrisos, sem dúvida, foram as do candidato do PMDB que, a cada resposta atravessada aos demais candidatos, levantava a torcida de assistentes políticos.

O assessor de imprensa e membro do conselho político do candidato Rafael Greca, Pedro Lichtnow, elogiou a postura de seu correligionário e afirmou que essa é a mesma tônica usada durante toda a campanha. “O discurso do Greca é crítico e propositivo. Ele não só critica os problemas da cidade como apresenta soluções. Esse tom agressivo não é contra um candidato especificamente, não é nada pessoal e sim contra a má gestão política”, afirma.

Passado o primeiro bloco, a maioria dos profissionais procurou se distrair de outras maneiras com conversas descontraídas, piadas envolvendo o adversário, quitutes e cochilos. A grande maioria elogiou o formato dinâmico do debate na RICTV Record. Para eles a forma com que o embate foi organizado ajudou os candidatos a expor suas idéias e se postar de maneira clara e direta ao eleitor. Para Abraão Benício, assessor de imprensa de Gustavo Fruet, o segundo bloco do debate foi o mais interessante. “Os demais debates não permitem fazer uma avaliação clara dos proponentes”, avaliou.

Críticas quase unânimes também foram lançadas em relação ao horário do debate. Para eles, isso limitou o número de pessoas que acompanhariam a discussão pela televisão.

Fim de debate, ainda sobrou tempo e disposição para os cinco candidatos distribuírem sorrisos, abraços e analisar sua participação