De acordo com dados do Cepea, os preços do milho subiram muito em fevereiro. As condições climáticas nada favoráveis em muitas regiões do Brasil que resultaram no atraso da colheita de verão e também atrasando o cultivo da segunda safra foram os principais fatores de alta. A demanda firme nas últimas semanas do mês também motivou a reação nos valores do cereal.
Soja
A produção mundial de soja em 2013/14 deverá totalizar 283milhões de toneladas, contra 267 milhões do ano anterior. A estimativa faz parte do relatório de março do Sistema de Informação do Mercado Agrícola, órgão do G-20 para divulgar dados de oferta e demanda das principais commodities globais. Em fevereiro, a previsão era de 289 milhões de toneladas. (Safras e Mercado)
Milho
Com o fim do mês de fevereiro diminui a expectativa dos produtores de adiantar a semeadura do milho segunda safra dentro da janela ideal. O termo indica que entre um período e outro há o melhor momento para o pleno desenvolvimento de uma lavoura, considerando as condições climáticas e de luminosidade adequadas. Quem ainda não plantou o milho na safrinha corre riscos de perdas com uma possível geada no inverno. (SEAB)
Banana
Produtores de banana do litoral do Paraná estão na expectativa de que o fim do carnaval e da temporada de férias o preço se recupere num patamar próximo ao custo de produção. O mercado começa a dar sinais de recuperação.(SEAB)