O mercado internacional da soja reverteu as perdas registradas mais cedo e fechou a sessão regular de ontem, quinta-feira (5), com boas altas na Bolsa de Chicago.

Os ganhos ficaram entre 11,25 e 25,25 pontos, com o vencimento em novembro/13, referência para a safra norte-americana, valendo US$ 13,67 por bushel. (Notícias Agrícolas)

O clima seco registrado nas áreas produtivas de grãos nos Estados Unidos, ao longo das últimas três semanas, está ameaçando a safra e valorizando os preços da soja no Brasil. As cotações em alta devem incentivar a expansão da cultura, já que produtos concorrentes como o milho e o feijão estão com preços pouco atrativos. (DCI)

Chuchu

Produtores de chuchu dizem que não estão tendo um bom ano, tanto no aspecto da produção como no da comercialização.  Ocorreram diversos problemas climáticos, como excesso de chuva, geada e dias de frio intenso.

Milho 

O frio inibiu alguns produtores que sempre antecipavam o plantio do milho verão. Portanto, o plantio deve ser realizado quase que totalmente dentro do zoneamento.

Fumo 

Devido à previsão de frio, fumicultores aguardam o final do mês para realizar o transplante das mudas de tabaco.

Paranavaí 

Na região de Paranavaí, a estiagem favoreceu o preparo do solo nas várzeas e as ocorrências de chuvas estão favorecendo o plantio de arroz irrigado. Aproximadamente 50% dos produtores que estavam realizando o sistema de cultivo pré-germinado na safra passada estão optando em realizar o sistema de cultivo mínimo.

A enchente do Rio Ivaí, ocorrida em junho desse ano, contribuiu para a decisão em optar pelo cultivo mínimo. A previsão é de que as áreas de cultivo do arroz tenham sua produtividade mantida no mesmo patamar da safra passada. (SEAB)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.