Em 2013, pela primeira vez, os cultivos geneticamente modificados devem ultrapassar, em área ocupada, os não transgênicos no Brasil. Segundo a consultoria Céleres, especializada em agronegócio, o total da área plantada com cultivos geneticamente modificados neste ano chega a 37,1 milhões de hectares, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior, onde já tinha registrado um aumento de mais de 21% em relação à safra de 2010/2011 – ou seja, 4,6 milhões de novos hectares dedicados a variedades transgênicas.
Milho
A produção de milho 2ª safra pode superar a de 1ª safra na temporada 2012/13, aumentando também sua participação total na safra agrícola nacional. É o que indicam tanto Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quanto o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
A semana do mercado do milho brasileiro foi novamente de poucos negócios, com pequenas alterações nos preços. Segundo informações da Safras & Mercado, as atenções dos produtores agora se voltam para a colheita da soja, assim como a logística do escoamento. Além destes fatores, o excesso de chuvas em algumas regiões prejudicou a colheita e diminuiu a oferta do cereal, principalmente no interior de São Paulo.
O relatório mundial de oferta e demanda de fevereiro traz novos números para a produção mundial de soja.O USDA retificou a produção brasileira na safra 2012/13 de soja de 82,50 para 83,50 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, o relatório diminuiu a produção argentina, passando de 54,0 para 53,0 milhões de toneladas.
Ceasa
O secretário da Agricultura e a diretoria da Ceasa-PR apresentaram à prefeitura de Cascavel o projeto de requalificação e modernização da unidade da Ceasa do município. O projeto segue a mesma linha das propostas já apresentadas em Maringá e Curitiba e serão remodeladas e modernizadas, conforme o modelo italiano das centrais de abastecimento de grandes cidades do Norte da Itália, como Verona.
Granizo
E em Floraí a chuva de granizo na causou prejuízos a produtores de soja, principalmente, onde a área atingida, segundo informações preliminares, está próxima a 1.000 há. As perdas são variadas e estão sendo levantadas pela Seab.
Protetor solar
Os produtores rurais devem se proteger do sol. Nos trabalhos no campo a média de raios ultravioletas em todo o estado do Paraná, foi classificada com o índice de radiação extrema. Os homens, especialmente os que usam apenas boné, precisam passar protetor fator 50 nas partes onde a pele fica exposta ao sol e também nas orelhas, além de redobrar os cuidados com os braços para evitar câncer de pele.
Para ver as matérias do programa RIC Rural, clique aqui.