O Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, encerrou em Londrina a etapa final de julgamentos do Concurso Café Qualidade Paraná 2012. Este ano, concorreram 16 produtores na categoria café natural, oito na cereja descascado e seis microlotes (provenientes da pequena cafeicultura familiar). Chegaram à etapa final cafés das regiões de Apucarana, Cianorte, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá e Santo Antônio da Platina. Os lotes vencedores dos certames regionais foram submetidos ao crivo de uma equipe de provadores de alto nível, que avaliaram as amostras e escolheram os melhores cafés do Paraná em cada categoria.
Os vencedores serão divulgados no próximo dia 31, em solenidade de premiação realizada em Siqueira Campos. Os três produtores mais bem posicionados em cada categoria receberão um prêmio em dinheiro; o campeão de cada uma delas também terá seu lote inscrito para representar o Paraná no Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). No total, participaram mais de 300 cafeicultores de dez regiões do Estado (Ocepar).
Campo volta à normalidade em Ivaiporã
Em Ivaipõrã, depois das fortes chuvas, as atividades agrícolas voltam a normalidade. O destaque é para a colheita da beterraba, pêssego, nectarina e ameixa. Esses produtos apresentam bons resultados de rendimento e qualidade, mas o preço baixo pago no caso da beterraba desanima os agricultores. (SEAB)
Fruticultura é boa para diversificar a propriedade
Laranja, limão e tangerina alcançam 56,6% do volume pela fruticultura do Paraná e um valor bruto R$ 317 milhões. As frutas cítricas são uma garantia para o agricultor, que além de garantirem renda extra com a diversificação, tem espaço garantido no mercado nacional e alta demanda no internacional.
Para assistir às matérias do programa RIC Rural clique aqui.