O secretário da Agricultura Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Ceasa, Luiz Gusi, estarão em Maringá para discutir com empresários e lideranças políticas da região o projeto do novo modelo da Ceasa no município, que  envolve a construção de um prédio de 20 mil metros quadrados. A obra está estimada em R$ 30 milhões.

O modelo é baseado em experiências bem sucedidas na Europa e servirá de modelo para outras unidades do Paraná. A intenção é que o projeto ofereça eficiência logística e possibilite a diversificação de produtos com a incorporação de flores, pescados e carnes. Maringá deverá ser a primeira cidade paranaense a modernizar e ampliar o prédio da Ceasa. O evento acontece na Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM).

Colheita

E na região os produtores reiniciaram a colheita assim que as soja debulhasse e permitisse a colheita. Essa operação ocorreu mesmo em o solo bastante úmido. O plantio do milho safrinha também foi reiniciado nestas condições de alta umidade no solo.

Soja 

Mesmo com a umidade alta, a qualidade da soja recebida pelas cooperativas na região de Maringá  encontra-se  dentro dos padrões exigidos pelas empresas compradoras. Estima-se que 35% da área de soja já tenham sido colhidas, com produtividades dentro da média estimada inicialmente de 3.000 a 3.300 kg/ha.

Etanol

E as usinas do centro-sul brasileiro já estão preparadas para aumentar a produção de etanol e  atender a demanda nacional pelo produto. A alta no percentual de mistura do álcool anidro na gasolina está norteando a produção de cana-de-açúcar na safra 13/14. De olho neste mercado, as indústrias devem investir mais no combustível ao invés do açúcar.

A alteração no percentual de mistura, de 20% para 25%, começa a valer a partir de 1º de maio deste ano.  Conforme lideranças, o governo não sinalizou se a nova medida tem prazo para terminar. O Centro-sul deve produzir 590 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, sendo 54% de etanol e 46% de açúcar.

Seda 

Técnicos incentivam a produção do bicho-da-seda no Norte Pioneiro do Paraná. Com o objetivo de agregar novos produtores na região, e dar suporte aos antigos, estão sendo disponibilizados recursos financeiros sem burocracia e capacitação técnica para o incentivo da prática, que necessita de mais áreas de plantio devido a demanda do mercado.

Grãos

Após a catástrofe climática do ano passado, que dizimou a produção de grãos dos Estados Unidos, os agricultores americanos deverão colher safras recordes de soja e milho na safra 2013/14, o que abre caminho para a recomposição dos estoques e para a queda dos preços internacionais dessas commodities. Os números foram divulgados no final da semana passada durante o “Outlook Forum”, evento anual do USDA sobre as tendências para a temporada.

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.