Na última reunião do Conselho de Administração da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Paraná) foi consolidada a participação de todas as 30 indústrias de produção de açúcar, etanol e energia elétrica como associadas à entidade. Segundo o presidente Miguel Tranin, é a primeira vez que isso ocorre na história da Alcopar.

Estimativa 

O Valor Bruto da Produção (VBP) das 25 principais culturas agrícolas do país deverá alcançar R$ 280,9 bilhões em 2013, conforme projeção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Se confirmado, o resultado representará um aumento de 15,2% em relação à estimativa da entidade para o VBP de 2012.

Milho 

Após duas safras recordes (uma já confirmada, no ano passado, e outra prevista para este ano), o Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos e assumir, pela primeira vez, o posto de maior exportador mundial de milho na temporada 2012/13.

Meio Ambiente 

O senador Blairo Maggi (PR-MT) assumiu ontem a noite a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle. Na eleição, o nome dele sofreu resistência por parte de parlamentares ligados ao movimento ambientalista, com o argumento que lhe falta perfil para comandar a comissão. Maggi disse que as medidas que adotou para preservação ambiental em seu estado, quando governador, o credenciaram para assumir a comissão.

Soja

Os trabalhos com a colheita de soja devem ser intensificado nos próximos dias em todo o Paraná. Segundo a previsão do tempo, a chuva dá uma trégua nos próximos 4 dias. O sol brilha forte e com o calor a umidade também diminui facilitando os trabalhos no campo.

Grãos

O milho está sendo comercializados a 24 reais a saca em Maringá e Cascavel, a soja 55 reais a saca em Maringá e Campo Mourão, o trigo 39 reais em Maringá e Londrina e o boi gordo 98 reais a arroba em Maringá e Umuarama, 100 reais em Paranavaí com pagamento a vista.

Na região de Paranavaí a soja está com 40% da sua área colhida, com rendimento acima do esperado, chegando de 100 a 110 sacas por alqueire. A mandioca de dois ciclos está tendo uma demanda excelente, com preços bons para os produtores em torno de 400 reais.

E na região de Ivaiporã já foi iniciado plantio de feijão das secas, com redução da área plantada, apesar dos preços bons. O trigo com preço em elevação mais atrativo,  estimula o aumento de área de plantio em torno de 5 a 6%.

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.