O analista de mercado Pedro Dejneka, da PH Derivativos afirma que o mercado internacional de grãos está sem rumo. Os preços no Brasil podem cair. No início da semana surgiram rumores no mercado de commodities agrícolas de que o Governo chinês iria liberar soja dos estoques para tentar controlar os preços internos até a entrada da safra sul-americana. Apesar do avanço na colheita no Brasil os problemas logísticos impedem que a safra chegue ao mercado com a velocidade necessária. Sendo assim os chineses podem optar pela soja americana. Compradores que adquirem a soja no Brasil só irão receber o produto daqui a 3 meses, sem contar com a fila de navios nos portos. Compradores chineses preferem pagar um pouco mais caro e adquirir a soja nos EUA com garantia de entrega mais rápida.

 Mordernização

A modernização da Ceasa de Maringá será integrada a outros empreendimentos na cidade. O prefeito Roberto Pupin disse que pretende integrar o projeto a outros empreendimentos estratégicos para a cidade como o terminal multimodal do aeroporto e a Cidade Industrial localizados na mesma região da Ceasa. A modernização das centrais é para atender o sistema de distribuição, desde o pequeno produtor até o consumidor final, com mais mercadorias abrindo espaço para a inclusão de outros produtos como pescados, flores e frutas.

 Menos água

E na região de Londrina como houve redução na ocorrência de chuvas, em alguns municípios, a evolução na colheita da soja chega 30 %. A produtividade, segundo a assistência técnica, é muito boa, o clima favoreceu a cultura e, consequentemente, conduz a uma boa safra. Em algumas lavouras, produtores apontam indicativo médio de 150 sacos por alqueire. O plantio do milho segunda safra continua na medida em que a soja é colhida.

 Café

E no Norte Pioneiro, região de Cornélio Procópio e Jacarezinho, está havendo desânimo geral com relação ao café. Os preços não reagem e grande parte dos produtores estão querendo abandonar as lavouras pela falta de competitividade frente a lavouras anuais de retorno mais rápido e garantido neste momento como a soja e milho.

 Secadoras

E na região de Ponta Grossa, embora com elevada umidade no solo, já foi possível reiniciar colheitas de milho, feijão e soja. Todos estão sendo colhidos com muita umidade, unidades secadoras estão trabalhando dia e noite.

Milho

Tem milho com até 7% ardido, de 25 a 30% de umidade, que deverá normalizar com sol. Este milho ficará para abastecer o mercado interno, pois grãos destinados a exportação não podem estar acima de 2% ardido.

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.