Mais conhecido noos carros de passeio, o uso de etanl em grande escala nas cidades brasileiras começa a migrar para outros tipos de veículos. Pouca gente sabe que aviões para uso agrícola utilizam o combustível de cana no Brasil. O desafio agora é dar escala a um novo projeto: o etanol em caminhões e ônibus, responsáveis por emitir os poluentes mais nocivos à saúde humana nas grandes cidades. (Valor)
Crescimento
A Conab divulgou ontem, quinta-feira, o sexto levantamento da safra de grãos 2012/13. O aumento da área plantada na safra 2012/13, de acordo com a Conab é de 2,11 milhões de hectares, totalizando 52,99 milhões de hectares. As principais culturas, soja e milho, ocupam, respectivamente, 27,65 milhões e 15,41 milhões de hectares. A produção brasileira de grãos está estimada em 183,58 milhões de toneladas, configurando uma elevação de 10,5% sobre o volume produzido na safra 2011/12, de 166,17 milhões de toneladas. (Faep)
Florestas
Começará nos próximos dias no Estado o levantamento do Inventário Florestal do Paraná, que faz parte do programa Bioclima Paraná, para gerar informações detalhadas sobre as florestas paranaenses. O trabalho será feito por amostragem, em 550 pontos, atingindo os 399 municípios do Estado. (Faep)
Milho
A estimativa para a produção das duas safras de milho no Brasilé de 76 milhões de toneladas para a temporada 2012/13, alta de 4,2% em relação à de 2011/12. O Paraná deve produzir o maior volume do Brasil, somando 18,1 milhões de toneladas nas duas safras do cereal, seguido pelo Mato Grosso (16,5 milhões). (Mapa)
Milho II
As exportações de milho pelo porto de Paranaguá, dispararam e já superaram um milhão de toneladas nos dois primeiros meses do ano, segundo a APPA administradora do porto. Já Passaram 44,4 mil caminhões pelo pátio de triagem do porto, 13,7 mil deles carregados com milho. No ano passado foram exportados 340 mil toneladas de milho no mesmo período. (SEAB)
Percevejo
E o percevejo volta a assombrar os produtores de milho safrinha, isso porque a grande parte das lavouras é plantada logo após a colheita da soja. O percevejo que há pouco tempo era considerado praga de soja hoje também causa prejuízos significativos nas lavouras de milho. Segundo técnicos o inseto pode afetar a qualidade dos grãos e a rentabilidade da cultura. O inseto se aloja embaixo da palha da soja recém colhida e em ervas daninhas remanescente. Um dos fatores que dificulta a visualização é sua semelhança com a palha. Os produtores devem monitorar as lavouras e no caso de presença de percevejos deve ser feita uma aplicação complementar de inseticida. ( C. VALE)
Recorde