Mel
De acordo com pesquisa do IBGE o pais produziu em 2011 41 mil toneladas, de mel, 9,44% de aumento em relação ao ano de 2010. O maior produtor no Brasil é o estado do Rio Grande do Sul com quase 7 mil toneladas. A produção paranaense de mel foi de 5.205 t, consolidando o estado no segundo lugar no ranking nacional. O município de Ortigueira é o principal produtor de mel do Paraná.(Seab)
Café
E no norte pioneiro do estado as lavouras de café, deverão ter início de colheita nos próximos dias. Em diversas lavouras os técnicos observaram frutos maduros. Cafeicultores continuam reclamando dos preços praticados no mercado e com a falta de mão de obra para colheita.(Seab)
Plano safra
Está em estudo no governo a extensão da vigência do próximo Plano Safra de 12 meses para 18 meses, uma antiga reivindicação do setor produtivo que agora ganha força dentro dos Ministérios da Agricultura e Fazenda. A principal vantagem, segundo uma fonte do Ministério da Fazenda , seria adequar o calendário da safra, de julho a junho, ao civil, de janeiro a dezembro. Depois do primeiro ano, ganha força no governo a ideia de trabalhar com planos de quatro anos, com ajustes anuais.(Mapa)
Ocepar e Sebrae
João Paulo Koslovski é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. Koslovski é também Presidente do Sistema Ocepar, que reúne o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), do Serviço Nacionalde Aprendizagem do Cooperativismo – Paraná (Sescoop/PR) e da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Koslovski é também diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e, no comando do Sebrae/PR, substitui Jefferson Nogaroli. (Ocepar)
Cana
E com a perspectiva de um aumento na produção de cana-de-açúcar e na destinação dessa cana para a fabricação do etanol, o setor produtivo reivindicou junto ao governo federal uma linha de financiamento para estocagem do produto na safra 2013/14 que se inicia em abril deste ano.(Única)