Foi confirmado ontem (09), pela Secretaria de Saúde, o quarto caso de morcego com raiva em Maringá. Todos os animais com diagnóstico positivo estavam mortos e foram recolhidos na Zona 8, nas proximidades do antigo aeroporto. Já na área rural, este ano, não há nenhum registro ainda de casos de raiva em bovinos. Na área rural, nos três primeiros meses de 2012, vários bovinos morreram de raiva em Apucarana e cidades vizinhas, contaminados por morcegos. (CBN)

Aveia 

E no Paraná grande parte das lavouras de aveia já foi plantada, mas a área será menor em função do alto preço e da falta de sementes. O plantio do trigo já teve início em vários  municípios do estado.(SEAB)

Porto de Paranaguá

Para evitar a fila de caminhões no Porto de Paranaguá, vai ser adotado no Paraná o check-in antecipado de cargas. A ideia é que as cargas cheguem prontas para ser despachadas. Um projeto-piloto da Codapar vai tentar antecipar esta etapa, no interior do Estado, e com a mesma segurança. Os grãos destinados à exportação serão classificados no terminal da Codapar em Guarapuava. (AE)

Grãos

A Conab divulgou o sétimo levantamento da safra de grãos 2012/13.  A área plantada deverá ser de 53,04 milhões de hectares, cerca  de 4,4% superior à safra 2011/12 (50,8 milhões de hectares).Já a produção brasileira de grãos foi estimada em 184,04 milhões de toneladas, apontando uma elevação de 10,5% sobre o volume produzido na safra 2011/12 (166,17 milhões de toneladas). (Faep)

Para o Paraná, segundo produtor brasileiro do grão, a estimativa de produção é de 15,56 milhões de toneladas e área plantada de 4,71 mil hectares. O aumento da produção é de 42,3% relativamente à produção de 2011/12 (10,94 milhões de toneladas).  A produtividade média prevista é de 3.305 kg por hectare, superior à média nacional. (Faep)

Para ver as matérias do RIC Rural, clique aqui.