As exportações de milho fecharam os três primeiros meses do ano em 1 milhão e 600 mil toneladas. O volume é 208% maior do que o registrado no ano passado. A movimentação do milho se estendeu até março, sobretudo por conta das intensas chuvas. Relatórios estatísticos da administração dos portos de Paranaguá e Antonina apontam que, no primeiro trimestre deste ano, as paralisações nos embarques causadas por chuva somaram 31 dias. No ano passado, no mesmo período, foram 15 dias de paralisação. (ATR Brasil)
Grãos
Segundo estimativa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país deverá fechar o ano com uma safra de grão 12% maior que a do ano passado. O IBGE aponta que a colheita de leguminosas e oleaginosas chegará à soma de 181,3 milhões de toneladas, contra 161,9 milhões registradas em 2012. A área calculada para plantação de grãos no Brasil este ano é de 52,7 milhões de hectares. (Reuters)
Trigo
A Camex, Câmara de Comércio Exterior, elevou nesta nesta semana de 1 milhão para 2 milhões de toneladas a cota para importação de trigo sem tarifa de fora do Mercosul, ao mesmo tempo em que zerou o imposto de importação do algodão para compras totais de 80 mil toneladas. (Reuters)
Farinha de Mandioca
Com o prolongamento da seca nos principais estados nordestinos, o Paraná se tornou o principal fornecedor de farinha de mandioca para abastecer os mercados. A forte demanda pelo produto paranaense iniciou-se ainda no primeiro semestre de 2012 e seguiu até o mês passado. Já a partir de abril as vendas começaram a diminuir, porém, mesmo com a volta das chuvas no Nordeste, o mercado seguirá comprador por mais alguns meses, até que a produção local se normalize. A elevação dos preços foi grande em todos os segmentos da comercialização e os maiores valores foram registrados durante os últimos 5 meses. No último mês de março o produtor de mandioca recebeu, em média, R$ 365,00 por tonelada de raiz posta na indústria. (SEAB)
Cocamar
E amanhã (12), a Cocamar anuncia os vencedores do Segundo Concurso Cocamar de Produtividade de Soja em evento na Expo Londrina 2013. No geral, a média de produtividade dos cooperados da Cocamar este ano foi de 136 sacas por alqueire. O primeiro colocado da região noroeste e o primeiro do norte do Estado ganham como prêmio a participação em uma viagem técnica promovida pela cooperativa aos Estados Unidos, no mês de agosto deste ano. (Flamma)
Feijão
A expectativa é que no Paraná sejam colhidas 435 mil toneladas de feijão na segunda safra, segundo projeção do Deral. O volume representa um crescimento de 26% em comparação com a temporada anterior onde foram colhidas 345 mil toneladas do grão. Do mesmo modo, a área semeada no estado também apresentou um aumento de 5%, ocupando 237 mil hectares. (Notícias Agrícolas).
Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.