A Dow AgroSciences, companhia norte-americana de insumos agrícolas, anunciou a compra da Coodetec, Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, com sede em Cascavel. O acordo está sujeito ainda à aprovação pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Segundo a Dow AgroSciences, a compra faz parte da estratégia da empresa de avançar no seu programa de soja no Brasil, além de fortalecer a posição no mercado de milho e entrar no mercado de trigo. A expectativa da Dow é que a transação seja concluída no fim de 2014.
Embrapa
A Embrapa realiza, de 21 a 25 de julho, o IX Curso de Vigor para Semente de Soja, no Núcleo de Sementes da Embrapa Soja, em Londrina (PR). O objetivo é fornecer conhecimentos sobre as metodologias aplicadas em testes de vigor de semente para profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em semente.
De acordo com o pesquisadores da Embrapa, as plantas de alto desempenho apresentam uma taxa de crescimento maior, têm uma melhor estrutura de produção, com um sistema radicular mais profundo e produzem um maior número de vagens e de sementes, o que resulta em maiores produtividades.
Arroz
Com a baixa das águas nas regiões do Rio Ivaí os produtores estão colhendo o arroz soca que ficou debaixo d`água. A dificuldade é vender o arroz que ficou sujo e faz muita poeira na hora do beneficiamento. Mesmo assim compensa colher, já que se deixar no campo o arroz irá germinar e atrapalhar o próximo plantio.
Café
Na região de Maringá, a colheita do café segue em ritmo normal, com 50% a 60% da área já colhida. Além da produtividade baixa, a renda também está ruim, em função da estiagem na fase de enchimento dos grãos.
Olericultura
O mercado da olericultura movimentou R$ 25 bilhões com uma produção de 19,6 milhões de toneladas em 2011, segundo dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Hortaliças (2013). Os números refletem a importância desse setor que concentra milhares de produtores em todo o país.
Para reforçar a cadeia produtiva, o SENAR-PR está desenvolvendo 12 novos módulos nos cursos de olericultura. Por isso, firmou parcerias com instituições públicas e privadas, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica do Paraná (UFTPR), entre outras empresas privadas. Mais informações nos sindicatos rurais das cidades.
Para assistir ao RIC Rural, clique aqui.