A Conab realiza, dia 31 de julho, dois leilões para venda de laranja dos estados de São Paulo e Paraná, por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). São 3 milhões de caixas de São Paulo e 360 mil caixas do Paraná da safra atual.

O Pepro é um incentivo econômico concedido ao produtor rural ou à sua cooperativa para vender seu produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor do prêmio equalizador arrematado em leilão.  É uma das formas utilizadas pelo governo Federal para manter o equilíbrio entre a produção e o consumo. (CONAB)

Trigo

Os moinhos de trigo do Brasil devem ficar fora do mercado nos próximos dois meses, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), pressionando ainda mais os preços do trigo no início da colheita, em agosto. No mercado, há pouca movimentação.  A menor demanda interna já tem tido influência direta nas cotações do trigo que já apresenta redução de 10%. (OCEPAR)

Frango 

Os custos de produção da carne de frango no Brasil devem ceder no segundo semestre, com perspectiva de preços menores do milho beneficiando a indústria. Houve uma queda no preço dos insumos este ano.  O custo para produzir aves está menor. (OCEPAR)

Soja

De acordo com pesquisa feita pela agência internacional de notícias Bloomberg, a China deverá aumentar em 7% suas importações de soja na próxima temporada, que começa no próximo dia 1º de outubro.

A expansão das compras externas do gigante asiático se deve ao aquecimento do setor de rações no país, que segue em franco crescimento. Segundo a Bloomberg, o volume para 2014/2015 poderia chegar a 73 milhões de toneladas. (Agrolink)

Risco Climático 

Já foram publicadas no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Agricultura, as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático referentes à safra de verão 2014/2015 para as culturas de algodão, amendoim, arroz irrigado, arroz de sequeiro, feijão 1º safra, girassol, mamona, milho 1º safra, soja e sorgo. (Mapa)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.