Foi realizado pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, mais um leilão de Pepro, Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural, de trigo. Nesta operação, a Conab negociou mais de R$ 1,2 milhão em prêmios para venda e escoamento de 17,8 mil t de trigo da safra 2014/2015.
A quantidade comercializada representa 16% do total. A operação vai contemplar produtores e suas cooperativas nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. A venda do trigo deverá ocorrer até o dia 9 de janeiro de 2015. Já a data limite para a comprovação do escoamento é 3 de junho do próximo ano. O resultado do leilão de Aviso 241 está disponível no site da Conab.
O Pepro é uma subvenção econômica paga ao produtor rural e/ou cooperativa, que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o Valor de Referência estabelecido pelo Governo Federal e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão, de acordo com a legislação vigente em cada estado.
De acordo com relatório do Deral, Departamento de Economia Rural, o plantio de milho de primeira safra está concluído no Paraná, onde na safra atual houve um recuo na área com milho de 20,0%.
A expectativa para a produção é de 4 milhões e meio de toneladas na safra de verão. Este volume é 16,0% menor, em relação ao colhido em 2013/14. Mesmo assim, espera-se incremento de 4,0% na produtividade, passando de 8,2 toneladas por hectare em 2013 para 8,54 toneladas por hectare em 2014.
Ainda segundo o DERAL, até o momento 84,0% das lavouras se encontram em boas condições e 16,0% em condições ruins e medianas.
E o sindicato rural de Maringá e o Senar PR realizam curso para trabalhador na bovinocultura de leite e casqueamento de bovinos de leite o curso que tem a duração de dois dias começa amanhã na sociedade rural de Maringá// As inscrições podem ser feitas ainda hoje no sindicato rural.