O Conselho Monetário Nacional informou sua autorização ao reajuste aos preços mínimos da soja. A política de garantia de preço mínimo é um mecanismo do governo que serve de parâmetro para as políticas de suporte aos preços pagos ao produtor e também para apoiar as vendas em momentos de uma pressão negativa acentuada no mercado.
O valor da soja passou para R$ 26,38 por saca de 60 kg, alta de 5,06% com relação ao valor anterior.
O fenômeno El Niño vai voltar a influenciar a safra brasileira de soja a partir da segunda metade do inverno, com o aumento da pressão de pragas e doenças nas lavouras. A recomendação é monitorar a lavoura desde cedo e antecipar o plantio. Realizar as aplicações de fungicidas de forma preventiva e desde a fase vegetativa da cultura também é essencial para controlar incidência de doenças.
Importação de trigo
A Camex, Câmara de Comércio Exterior, decidiu não renovar a alíquota zerada para o imposto de importação de trigo de países de fora do Mercosul. O benefício, limitado a uma cota de 1 milhão de toneladas do produto, deixa de valer em 15 de agosto. A medida havia sido aprovada pela Camex em junho para a importação de trigo de países como Estados Unidos e Canadá.
TEC
O fim da isenção da TEC, Tarifa Externa Comum, atende reivindicação encaminhada pela FAEP, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, aos ministérios que compõe a Camex, pois havia setores trabalhando para uma prorrogação desse prazo.
No entanto, a instituição afirma que o estrago no mercado nacional já foi feito e que agora o governo Federal precisa se apressar e liberar recursos para apoio à comercialização.
Frigoríficos
Os frigoríficos iniciaram esta semana ofertando preços mais altos e, ainda assim, há dificuldade na aquisição de bons lotes de animais, o que não descarta a possibilidade de novas valorizações.
Houve alta na referência da arroba do boi gordo em outras nove praças pecuárias. Mesmo nos estados confinadores a oferta é escassa. O volume de animais prontos para abate está menor em relação a julho.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.