O crescimento no ramo de negócios vem com novas profissões e permitem que estas adquiram espaço no mercado de trabalho. Um exemplo é a profissão do consultor. Consultoria é a prestação conhecimentos aplicáveis em um ramo de negócio, visando acrescentar e otimizar as áreas de atuação da empresa. O profissional que trabalha com essa vertente é conhecido como consultor, consultor externo ou coach.
Para ser um consultor é preciso obter requisitos de autossuficiência e conhecimento abrangente referente à área que deseja prestar atendimento, pois um coach não resolve apenas as problemáticas empresariais do momento, mas sim ensina a equipe a planejar organizacionalmente a estrutura da empresa para assim estar solidamente firmada a qualquer eventualidade.
Este é o trabalho de Edson Pérycles Silva (48), consultor há oito anos. Ele visa perspectivas de crescimento no setor no mercado global. “Atualmente a área de consultoria já tem uma representação significativa no mercado. Acredito que estamos passando por um processo de validação das credenciais e da capacidade dos consultores disponíveis. As empresas contratantes estão buscando cada vez mais embasar a contratação de um consultor, baseando-se em resultados anteriormente obtidos e comprovados, em outras empresas.” Edson cursou Escola de Negócios na LDS Business College, nos Estados Unidos, é bacharel em Tecnologia da Informação na University Fenix, no estado do Arizona, EUA e mestre em Master Business Administration Tecnology Mangement também no EUA. Pérycles percorre o Brasil prestando consultoria a multinacionais.
No mesmo caminho, segue o Gestor de Produto de uma multinacional e sócio de uma empresa de consultoria, Giovani Dal Piva. Para Giovani, a decisão de se dedicar à profissão veio da busca pessoal constante por aprendizado e pelo prazer de contribuir para o crescimento de uma organização. Dal Piva dedica seus dias à especialização em uma única área, para assim expandir seus conhecimentos, tornando-se um consultor exímio em suas ações empresariais.
Para o futuro coach, as empresas precisam de consultoria para crescimento sólido. “Muitas vezes as pessoas têm boas intenções, mas não sabem como realizar os projetos ou acreditam que em um livro está a receita para o sucesso e se aventuram de uma forma desorganizada, gerando na maioria dos casos mais prejuízos do que benefícios. Ao buscar uma consultoria a empresa busca experiência e conhecimento prático aplicado, com a visão de alguém não viciado em seu dia a dia e que por esse motivo pode lhe dar rumos que ela sozinha demoraria a encontrar.”
A carga horária de um consultor é estipulada pelo profissional, visto que este é um trabalho independente. Em geral, os consultores atendem em horário comercial. A remuneração gira em torno da hora de consultoria prestada, variando de R$ 100 a R$ 300 por hora trabalhada.
Edson Silva afirma que para ser um consultor é preciso foco. “Aos que desejam ser coach indico que trace objetivos para aquisição de conhecimento que o permita obter resultados inquestionáveis, construindo assim uma carreira de sucesso.”
É válido ressaltar que um consultor pode prestar seu trabalho em qualquer área do mercado, seja exatas, humana ou biológica.