Criador do 'Kit Covid-19' morre vítima do novo coronavírus

Publicado em 5 set 2020, às 09h28.

O criador do “Kit Covid-19” morreu nesta semana, em Sinop, no Norte do Mato Grosso. O médico Guido Céspedes, de 46 anos, passou 45 dias internado antes de morrer vítima do novo coronavírus.

O médico ganhou notoriedade no Brasil ao criar e protocolar o ‘Kit Covid-19’ em Sinop, que era composto por medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, AAs e ibuprofeno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Infectologia, nenhum dos medicamentos do “Kit Covid-19” funciona no tratamento do novo coronavírus, independente da fase da doença.

Em nota nas redes sociais, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, lamentou a morte do médico.

“Depois de alguns meses de luta, o médico Guido Céspedes veio a falecer esta tarde. Um servidor dedicado, corajoso que fez muito por todos nós. Na linha de frente, assinou o protocolo do Kit Covid e deu o seu melhor ao nosso município. Neste momento de dor, me solidarizo com a família e deixo aqui um abraço apertado.”, escreveu a prefeita.

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) também lamentou a perda do profissional.

“O Corpo de Conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) recebeu com bastante pesar a notícia do falecimento do médico Guido Vaca Cespedes, na tarde desta quarta-feira (02), em Sinop”, declara a nota.