Pandemia: o que é e por que o Coronavírus se tornou uma

por Redação RIC.com.br
em parceria com Fernanda Xavier
Publicado em 16 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 12 ago 2020 às 00h05.

Com o surto de Coronavírus afetando diversos cantos do planeta, muito se ouve falar sobre pandemia, a situação atual do vírus decretada pela Organização Mundial da Saúde. Este é um estado de preocupação mundial e por isso é hora de conhecer um pouco mais sobre o assunto. Entenda qual o significado e a diferença entre epidemia e pandemia!

Pandemia x Epidemia

Não é raro que as pessoas confundam uma pandemia com epidemia, pois é um termo que ouvimos com mais frequência, mas a realidade é que existem grandes diferenças e é preciso estar atento à elas. Por isso, entenda a diferença entre epidemia e pandemia!

A epidemia é basicamente um aumento repentino no número de casos de uma doença, seguido por um pico e na sequência uma diminuição.

O que é uma pandemia

Com um nome forte e uma transmissão ainda mais intensa, o peso do termo pandemia assusta muita gente pelo mundo todo, ainda mais quando se fala de um novo vírus.

Em 11/03/2020 a OMS declarou o coronavírus (Covid-19) como uma pandemia. Mas afinal, você sabe o que significa pandemia?

O conceito de pandemia, é que há uma epidemia acontecendo ao redor do mundo quase que ao mesmo tempo, como é o caso do Coronavírus. Ou seja, é uma situação que ocorre em âmbito mundial.

Pandemia significado

De acordo com o Dicio, Dicionário Online de Português, a origem da palavra vem do grego pandemías, que significa “todo o povo”. O significado de pandemia segundo o dicionário é “epidemia que se dissemina por toda uma região“.

pandemia
O que é pandemia (Foto: Anton Petrus/Getty Images)

Como acontece?

Um dos principais fatores que desencadeiam uma pandemia são as viagens internacionais. Existe uma epidemia de determinada doença em uma região. As pessoas viajam para lá, contraem a doença, voltam para seus países ou vão para outros lugares, e assim são responsáveis pela transmissão ao redor do mundo.

No caso do Covid-19, o vírus se adapta bem à altas e baixas temperaturas, além de ser caracterizado pela sua alta e rápida contaminação, contribuindo ainda mais para um quadro de pandemia.

Além da higienização das mãos e evitar contato direto com pessoas infectadas, os remédio e vacinas são um dos métodos mais eficazes para contornar ou evitar a situação.

Infelizmente essa não é uma alternativa viável no momento pois ainda não há uma fórmula para o coronavírus e com isso a situação de pandemia se expandiu muito rapidamente.

As tecnologias disponíveis e os estudos acerca da doença são um ponto forte quando falamos do mundo estar preparado para uma situação dessas. Há profissionais trabalhando diariamente para encontrar uma solução, e a tendência é que não demore muito para superarmos esse obstáculo.

Saiba mais como se prevenir e as atualizações sobre a Covid-19 no site oficial do Ministério da Saúde!

Saiba mais sobre o Coronavírus no RIC Mais: