Acompanhe o início da vacinação em todo Paraná

por Guilherme Becker
com informações da RIC Record TV e Prefeitura de Curitiba
Publicado em 20 jan 2021, às 08h31. Atualizado às 15h05.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou na manhã desta quarta-feira (20) em várias cidades do Paraná. Nesta primeira etapa da imunização, serão vacinados profissionais de saúde da linha de frente do combate à pandemia, idosos e profissionais de casas de longa permanência e indígenas.

Na primeira carga enviada pelo Ministério da Saúde, o Paraná recebeu 265.600 doses da vacina. Dessas, 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência.

As 265.600 doses destinadas ao Paraná serão aplicadas em duas etapas e imunizarão 126 mil pessoas. Confira aqui a quantidade de doses para cada município.

Vacinação em Curitiba

vacincacao em curitiba
Profissionais começaram a ser vacinados nesta quarta-feira (FOTO: EDUARDO MATYSIAK)

Na capital do estado a vacinação iniciou às 10h no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Após um evento simbólico, cerca de 250 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que serão responsáveis pela aplicação da vacina na cidade, receberam as doses da vacina.

Durante a tarde, será a vez de idosos que vivem em casas de repouso de longa permanência, que serão imunizados in loco. A vacinação não será aberta à imprensa para proteger os internos.

“É um momento de muita alegria, a nossa pauta agora é a pauta da esperança. Ontem quando fui buscar a vacina, hoje estamos começando a vacinar os vacinadores e agora a tarde, nós vamos para as instituições de longa permanência de idosos e pessoas com deficiência. Vamos vacinar 127 instituições em Curitiba e na semana que vem, vamos começar a vacinação dos nosso profissionais de saúde da linha de frente, que há 11 meses estão trabalhando incansavelmente”, declarou a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak.

A enfermeira Silvana Maria Bora, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista, foi a primeira moradora de Curitiba a receber a vacina Coronavac dentro do programa municipal de imunização.

“Espero que a vacina resolva o problema da pandemia, mas não podemos nos descuidar”, alertou Silvana, que defendeu o uso de máscaras, de álcool em gel para higienização das mãos e o distanciamento social como medidas de prevenção.

O prefeito Rafael Greca reforçou que a vacina é o principal e único instrumento comprovado de combate efetivo ao novo coronavírus e que irá trabalhar para que Curitiba seja a primeira capital a ter a maior parte de sua população imunizada.

“Nós ainda não temos todas as vacinas, mas a melhor vacina é a que temos.[…] A vacina é uma vitória da ciência”, disse o prefeito, durante a cerimônia que marcou o início da imunização na capital.

Assista à vacinação ao vivo:

Vacinação em Maringá

Em Maringá, a técnica de enfermagem do Hospital Municipal Ana Paula de Oliveira Machado foi a primeira a ser vacinada nesta quarta-feira. Além de trabalhar na linha frente contra a pandemia, ela também perdeu o pai para a Covid-19.

“Como eu estou trabalhando na linha de frente já faz 10 meses, é gratificante. Eu estou recebendo a primeira dose, mas essa primeira dose é em homenagem ao meu pai. Ele não está mais aqui, mas eu tenho certeza que ele tem o maior orgulho de mim. Eu me sinto grata por ter recebido a primeira dose e vamos partir para segunda. É muito triste ter que reconhecer a pessoa dentro de um saco e ter um caixão lacrado. E as pessoas não estão nem aí, pensam que é uma gripezinha, mas não é”, declarou Ana Paula.

Primeira vacinada Maringa
Técnica de enfermagem Ana Paula foi a primeira a ser vacinada em Maringá (FOTO: REPRODUÇÃO)

O prefeito Ulisses Maia participou a cerimônia e disse estar satisfeito com o início da vacinação em Maringá.

“É começo ainda, é claro, são poucas doses, mas é o início do processo. Eu tenho certeza que o Ministério da Saúde vai fazer o seu trabalho junto com o governo do estado, e nós da prefeitura, para garantirmos o maior número de vacinas para a população”, disse o prefeito durante o evento de vacinação de profissionais de saúde na UPA Zona Norte.

Vacinação em Londrina

Em Londrina, no norte do Estado, a enfermeira Fátima Ruiz, de 52 anos, foi a primeira a ser vacinada em um ato simbólico nesta terça-feira (19). A profissional de saúde atendeu ao primeiro caso de coronavírus no município, em março do ano passado.

A cidade de Londrina recebeu 9.165 doses da vacina, sendo 8.425 para profissionais de saúde e 740 para idosos em casas de repouso. A expectativa é que esta primeira fase seja concluída até o final de semana.

Nesta quarta-feira (20) a vacinação começou no Hospital Universitário de Londrina. Até a próxima sexta-feira (22) serão vacinados 1.400 profissionais de saúde. O imunização será priorizada em servidores que atuam com pacientes com coronavírus.

Ainda hoje a prefeitura iniciou a vacinação no Hospital do Coração e a tarde fará no Lar São Vicente de Paula. Veja o vídeo da vacinação desta quarta-feira:

Vacinação em Foz do Iguaçu

A enfermeira Karin Aline Zilli, de 44 anos, foi a primeira a ser vacinada em Foz do Iguaçu. A profissional trabalha no Hospital Municipal da cidade e atual na linha de frente desde o início da pandemia. Veja o vídeo da manhã desta quarta-feira (20):

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, que está em isolamento domiciliar por causa da infecção da covid-19, parabenizou os profissionais de saúde e mandou uma mensagem para a cidade:

“Não poderia deixar de expressar a alegria deste momento”, disse. “É um momento de virada”, afirmou o prefeito.

Vacinação em Colombo

A primeira pessoa a receber a vacina em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi uma das servidoras de carreira mais antigas da cidade, a técnica de enfermagem Inêz Neves de Miranda, de 59 anos. A profissional trabalha na UPA do Maracanã.

O imunizante foi aplicado pela enfermeira Priscila Mingorance. Neste primeiro momento serão 789 vacinas aplicadas nos profissionais da saúde e 248 em idosos institucionalizados.

Vacinação em Piraquara

A primeira piraquarense vacinada trabalha há oito anos na saúde pública municipal. Bastante emocionada, a Auxiliar de Enfermagem, Maria da Penha Miranda, de 62 anos, também recebeu uma singela homenagem em nome de todos os profissionais da saúde do município que atuam na linha de frente do combate à COVID-19.

vacinacao piraquara
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vacinação em Fazenda Rio Grande

Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, o prefeito da cidade, Nassib, que é médico, aplicou a primeira dose da vacina em uma servidora. Zuleide Silva tem 73 anos e trabalha na área de aleitamento materno. Assista:

Vacinação em Quatro Pontes

A técnica em enfermagem, Leoni Teresinha Simon Genz, de 55 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Quatro Pontes. Ela foi escolhida pelo prefeito em exercício, Tiago Hansel, e o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, por ser a profissional com maior experiência, atuando no Centro de Saúde há mais de dez anos.

Vacinação Covid quatro pontes
(FOTO: Vanderleia Kochepka)

Vacinação no Litoral

As cidades de Guaratuba, Antonina e Pontal do Paraná começaram oficialmente a campanha de vacinação. Nesta terça-feira, as primeiras pessoas foram vacinadas e profissionais de saúde que estavam trabalhando já receberam o imunizante.

Elza Nascimento, enfermeira há 23 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Pontal do Paraná

Em Guaratuba, a vacinação contra a Covid-19 foi iniciada na tarde desta terça-feira (19). A primeira vacinada na cidade foi a auxiliar de enfermagem Laurinda Todt, mais conhecida como a “colega Nina”, 74 anos, servidora pública desde 1992. Ela é a pessoa mais idosa do município em atividade na saúde.

Colega Nina recebendo a primeira dose da vacina em Guaratuba

Em Matinhos, a primeira vacinada foi a enfermeira Jussara Graças Purkot, de 56 anos.

Vacinacao matinhos
Profissionais de recebem a primeira dose da vacina em Matinhos (FOTO: DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA DE MATINHOS)

Em Morretes a vacinação terá início nesta quarta-feira.

Confira aqui o plano completo de vacinação no Paraná.