Criminalidade na capital diminui após instalação de UPSs

A Polícia Militar (PM) divulgou ontem (05) um balanço das atividades realizadas nas duas UPS (Unidade Paraná Seguro) instaladas pelo governo do Estado em Curitiba, nos bairros Parolin e Uberaba. Os números mostram que os índices de criminalidade tiveram redução expressiva.

Instalada há um mês, a UPS Parolin não registrou um só caso de homicídio no período. No Uberaba, onde a UPS funciona desde março, o índice de homicídios teve redução de 75%. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, os bons resultados foram possíveis graças à integração com outros órgãos.

Outro ponto positivo apontado é a integração com a população dos dois bairros. “No Uberaba, a aceitação é de 96% e do Parolin, de 91%”, informa Bondaruk. “Apesar de as UPS estarem instaladas em áreas específicas, o reflexo de suas ações se estende pelo bairro”, disse o subcomandante-geral da PM, coronel César Alberto Souza.

Uberaba

A UPS do Uberaba atendeu a 301 ocorrências, o que representa um aumento de 33% no número de chamadas à Polícia Militar via 190 ou diretamente ao policial militar. O número de roubos caiu de 10, em março do ano passado, para apenas um no mesmo mês deste ano. Das ocorrências atendidas, 31% são de perturbação da tranqüilidade. O número de ocorrências do gênero caiu 25%.

Parolin

Entre 7 de maio e 3 de junho, os policiais da UPS do Parolin abordaram 1.194 pessoas, realizaram 160 visitas comunitárias e atenderam a 55 ocorrências (via 190), além de realizarem 26 ações policiais (por iniciativa do próprio policial). O número de roubos apresentou redução de 75%.

Estado

A ação da PM em todo o Estado nos últimos seis meses resultou na apreensão de 3.127 armas de fogo, 9 mil quilos de maconha, 103 quilos de cocaína, 188,6 quilos de crack e 600 comprimidos de ecstasy.

Nesse período foram abordadas 1.533.990 pessoas, das quais 16.788 foram presas ou apreendidas por envolvimento com algum tipo de crime.

6 jun 2012, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Tarde
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando