Tão rápido quanto está se espalhando o coronavírus tem se espalhado pelas rede sociais os novos golpes que estão sendo aplicados na internet.

Um dos golpes diz que a Netflix liberou acesso aos filmes e séries gratuitamente durante o tempo de isolamento causado pela pandemia. Para acessar a promoção, basta clicar no link para se inscrever. É preciso ser rápido pois as vagas são limitadas. O link redireciona para um site no domínio netflix-usa.net que não é o domínio oficial da empresa. Ai quando a pessoa abre o site tem que preencher diversos dados pessoais, que serão roubados pelos criminosos.

Álcool gel de graça? Cuidado também é golpe

Outro golpe que tem viralizado nas rede sociais e no Whatsapp é que a Ambev estaria fornecendo álcool gel de graça para as pessoas. Para retirar os produtos a pessoa é direcionada para um site falso que pede os dados e endereço da pessoa. Os dados são enviados para golpistas que provavelmente irão utilizar para praticar golpes.

Outro golpe parecido é que o governo está distribuindo um kit de máscara e álcool gel. O site utiliza as logomarcas do governo federal, porém o link não é governamental. Novamente, seus dados são enviados para os golpistas.

Aplicativos que sequestram seu celular

Outro golpe que tem causado além de tudo prejuízo financeiro, são os falsos aplicativos que dizem rastrear o coronavírus. O aplicativo com nome CovidLock diz ser um rastreador em tempo real dos casos de coronavírus, porém se trata de um malware que sequestra o seu aparelho de celular e pede um resgate para liberá-lo.

O aplicativo altera a senha de bloqueio e você só consegue voltar a usá-lo se pagar US$ 100 dólares em bitcoins em até 48 horas. Caso não realizar o pagamento eles ameaçam deletar todos seus dados e suas fotos e contas sociais irão vazar na internet. Um outro aplicativo com nome Covid-19 Tracker estaria fazendo a mesma coisa e já teria lesado várias pessoas na Europa.

A orientação nesses casos é não baixar aplicativos de terceiros. Utilize somente os sites oficiais.

O post CUIDADO! Netflix e álcool gel de graça são os novos golpes na internet apareceu primeiro em Plantão 190.

21 mar 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando