De acordo com o balanço apresentado na última semana pelo delegado-titular da Delegacia de Homicídios de Curitiba, Rubens Recalcatti, na capital paranaense houve 595 homicídios em 2012, 93 crimes a menos se comparado com todo o ano de 2011, que registrou 688 casos, representando 13,5% de queda no índice de criminalidade.

Os números do ano passado foram mais expressivos quando comparados com 2010, em que foram registrados 758 homicídios em Curitiba. A queda no índice chega a 21,5%, o que significa 163 mortes a menos.

Os dados consolidados do número total de homicídios entre outras estatísticas, incluindo as de todo o Estado são responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que divulgará o relatório anual de 2012 no fim deste mês.

Para Recalcatti, responsável pela divulgação do balanço, a queda se dá em razão dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado no combate à criminalidade. Ele cita como exemplo as Unidades Paraná Seguro, que ao todo são dez em Curitiba – Uberaba, Parolin, Cidade Industrial de Curitiba (só neste bairro são cinco por ser o maior da capital), Sítio Cercado, Cajuru e Tatuquara e também as metas de redução do número de homicídios que são estipuladas pela Sesp para até o final da gestão se atinja o número ideal, ou seja, 21,5 mortes para cada 100 mil habitantes.