Nos primeiros seis meses deste ano, as oito agências municipais do Sine – Sistema Nacional de Emprego – preencheram 1.339 vagas de emprego. Esse número supera o total de encaminhamentos realizados em todo o ano passado, quando foram indicados pelas agências municipais 1.270 trabalhadores para vagas de empregos.
“Este aumento deve-se ao trabalho da equipe de captação de vagas, que tem procurado o empresariado curitibano oferecendo os serviços do Sine, que é gratuito e funciona como uma grande agência de recursos humanos”, disse Mirian Gonçalves, vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego.
O maior índice de colocação foi registrado na regional Pinheirinho, com 271 trabalhadores empregados. A seguir, o Portão (208), Boqueirão (199), Bairro Novo (170), Santa Felicidade (143), Boa Vista (124), CIC (121) e Cajuru, com 97 colocações.
Nesta semana o Sine Municipal iniciou uma nova modalidade de serviço: os agentes da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego passaram a convocar o trabalhador com o melhor perfil para a vaga, com a ajuda de um sistema de informática que permite visualizar qual o trabalhador compatível com a vaga ofertada. “Estamos recomendando a todos os candidatos a um emprego que procurem o Sine para atualizar o cadastro, pois com esse sistema aumentam as chances de colocação”, explica Lenina Formaggi, diretora do Departamento de Planejamento das Relações de Trabalho, da Secretaria do Trabalho e Emprego.
Todas as pessoas que desejam se candidatar a uma vaga de emprego devem comparecer a uma agência do Sine, que estão localizadas nas Ruas da Cidadania, munidas de carteira de trabalho. As oportunidades são ofertadas diariamente e estão disponíveis no site da Secretaria do Trabalho e Emprego – no ícone Sine Curitiba – Vagas de Emprego ou clicando aqui.