Curitiba é a melhor em atenção à saúde bucal

Curitiba é a vencedora do prêmio nacional Brasil Sorridente, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Ducci, nesta quinta-feira (22), durante a inauguração do Espaço Saúde da Unidade Vila Feliz, no Capão Raso. O prêmio será entregue no dia 14 de abril, no Rio de Janeiro.

O município foi considerado pelo CFO como o de melhor atenção em saúde bucal entre as cidades brasileiras a partir de 300 mil habitantes. “Esse prêmio se deve à estrutura de prevenção, promoção e assistência em saúde bucal disponível no SUS local”, afirmou Luciano Ducci.

A rede municipal de saúde tem 108 clínicas odontológicas, dois centros de especialidades e uma unidade de atendimento à pessoa com necessidades especiais. Os serviços são prestados por 609 cirurgiões dentistas, 583 auxiliares em saúde bucal e 221 técnicos na área.

O anúncio do prêmio coincide com a divulgação, pelo Ministério da Saúde, dos resultados do inquérito SB Brasil 2010, que aponta uma redução de 85% da ocorrência da doença cárie em crianças de 12 anos.

Curitiba apresenta um índice de dentes cariados, perdidos e/ou obturados igual a 1,53, resultado bem menor que a média nacional para a faixa etária – 2,1. A faixa etária dos 12 anos é importante para a avaliação porque, nessa fase, a dentição definitiva é praticamente completa.

“São os nossos profissionais de saúde que estão de parabéns e que merecem todo o nosso reconhecimento, tanto pela queda do índice de cáries em pré-adolescentes quanto pela honraria do prêmio Brasil Sorridente”, disse o prefeito Luciano Ducci.

23 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando