Teve início nessa segunda-feira (15) a Campanha Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde espera que pelo menos 380 mil pessoas se vacinem na capital paranaense até o dia 26 de abril. No total, Curitiba recebeu 460 mil doses.
A campanha acontece entre os dias 15 e 26 de abril em todas as 109 unidades de saúde da capital. No sábado (20), chamado de dia D, a vacinação ocorre em 65 locais especiais.
São prioridade crianças de seis meses até 2 anos, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), além de doentes crônicos.
A vacina tem como função proteger contra o vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Lembrando que após a vacina, o organismo leva entre 15 e 21 dias para ficar imune aos vírus.
Documentação
Para receber a vacina em qualquer uma das unidades de saúde de Curitiba ou nos postos que estarão montados no sábado (20), as pessoas devem levar os seguintes documentos:
Idosos: carteira de identidade;
Crianças de seis meses a dois anos de idade: registro de nascimento ou carteira de identidade;
Grávidas: carteirinha de gestante;
Mulheres até 45 dias após o parto: carteirinha de gestante e o documento do bebê;
Portadores de doenças crônicas: receita de medicamento de uso contínuo ou carta/declaração do médico informando ser portador de doença crônica.
Profissionais de saúde: serão vacinados, prioritariamente, nos hospitais ou nas unidades básicas de saúde onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.
Indígenas: serão vacinados pela equipe da SMS;
Pessoas privadas de liberdade: serão vacinadas pela equipe da SMS.
Locais para vacinação
Para saber o local mais próximo de sua casa para se vacinar, clique aqui.
No dia D os locais são diferentes. Confira aqui e confira a relação.