Curitiba terá grandes feiras de emprego ainda no primeiro semestre

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego definiu nesta semana o calendário das feiras de emprego e de outras atividades que serão realizadas pela pasta em 2012.  Na quarta-feira (14), tomaram posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Emprego e Relações do Trabalho.

“Serão onze atividades entre feiras, mostras e exposições que terão como foco, além da confirmação e abertura de novos postos de trabalhos, a qualificação dos trabalhadores. Teremos cursos especiais dirigidos aos trabalhadores de baixa renda”, disse o secretário Paulo Bracarense. Na primeira delas serão qualificados 800 trabalhadores.

O destaque será as duas grandes feiras de emprego. Já no mês de abril, Curitiba terá uma grande feira de empregos na construção civil. A Prefeitura será parceira do Mega Feirão do Emprego para a Construção Civil, organizada pela Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná). A feira será no dia 21 de abril no Cietep-PR. Além das oportunidades de emprego, o feirão também oferecerá cursos de capacitação para os trabalhadores do setor da construção civil.

Em maio, a Secretaria do Trabalho organiza a IV Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba. A feira será comemorativa ao Dia Internacional do Trabalho, nos dias 4 e 5 de maio, na Praça Osório. No dia 10 de novembro será realizada, no Memorial de Curitiba, a I Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para a Maturidade.

A Secretaria de Trabalho vai lançar ainda no primeiro semestre o Programa 1º Emprego destinados aos jovens de 18 a 26 anos. “Os trabalhadores jovens são os que mais dificuldade de ingressar no mercado de trabalho”, destacou Bracarense.

Conselho – Na posse dos novos conselheiros do trabalho, a nova presidente do órgão, Jussara Marques de Negreiro, destacou a importância do papel do conselho na definição das diretrizes e prioridades das políticas públicas executadas nas áreas do emprego, renda e trabalho em Curitiba.

“Consideramos o conselho uma equipe, pois todos nós temos um mesmo ideal: o bem-estar do trabalhador”, disse Jussara Marques. Ela adiantou que o objetivo do novo conselho é o de realizar uma gestão participativa. O representante do Fecomercio, Silvio Costa, é o vice-presidente.

Raça e gênero – Outro ponto de destaque na reunião foi a apresentação da segunda edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Em Curitiba o programa é gerenciado por um comitê vinculado à Secretaria do Trabalho. “O programa desenvolve boas práticas em prol da equidade de gênero e raça no trabalho em as áreas como a de gestão de pessoas e de cultura organizacional”, disse a servidora Marisa Mendes de Souza, articuladora do comitê em Curitiba.

No plano nacional, o programa já está na quarta edição é de responsabilidade da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e tem apoio da Organização Internacional do Trabalho e da ONU Mulheres. O programa também está entre as metas do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente e da Agenda Curitiba de Trabalho Decente e busca a autonomia econômica das mulheres e igualdade no trabalho com inclusão social.

Em Curitiba, integram o comitê, o Conselho Municipal da Condição Feminina, e as Secretarias do Trabalho, Recursos Humanos, Abastecimento, Assistência Social, Comunicação Social, Defesa Social, Educação, Governo, Saúde, Procuradoria do Município e Instituto de Municipal de Administração Pública e Instituto de Previdência dos Servidores.

15 mar 2012, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Jasson Goulart.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando