Depois de protesto, Curitiba prorroga prazo para início de fiscalização de motoristas de aplicativos

por Gabriel Azevedo
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 31 jan 2020, às 00h00.

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) prorrogou o prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (31), para começar a exigir que os motoristas de aplicativos façam o cadastramento on-line antes de exercerem a atividade remunerada de transporte de passageiros.

O anúncio acontece poucos dias depois de motoristas de aplicativos, como Uber, 99 e Cabify, protestarem por mudanças no sistema de cadastro de motoristas de Curitiba. Os motoristas querem a diminuição da taxa cobrada pelo serviço de transporte individual nos municípios, mudança na idade do veículo permitida para circulação e o fim da criação de pontos permitidos de embarque e desembarque de passageiros.

A Urbs vai começar a fiscalização no dia 26 de fevereiro, quarta-feira após o Carnaval. Com a ampliação, a fiscalização de motoristas não cadastrados, que começaria a ser feita a partir de 1.º de fevereiro, também foi prorrogada, para o dia 2 de março.

Segundo o presidente da empresa, Ogeny Pedro Maria Neto, a ampliação do prazo se deve ao grande número de motoristas que fizeram o cadastro na última semana.

O cadastramento é uma exigência legal e ficará permanentemente aberto, podendo ser feito a qualquer tempo depois disso – tanto para motoristas que vierem a entrar no sistema quanto para os antigos.

Como se cadastrar

Até esta sexta-feira (31), já haviam se cadastrado 22.635 motoristas no sistema. Para fazer o cadastramento, é preciso acessar a plataforma criada pela Urbs (clique aqui para acessar) e preencher os dados solicitados e fornecer a documentação exigida (clique aqui e veja).