Se o seu currículo passou pelo primeiro funil eliminatório de um processo de seleção, é bom começar a se preparar para a entrevista. Causar uma boa impressão nessa etapa é fundamental para conquistar o emprego. Muitos candidatos, apesar de preparados erram em situações básicas e acabam se prejudicando. A especialista em recursos humanos Aline Ulyssea, com seis anos de experiência na área, lista as pisadas na bola mais comuns entre os candidatos:

– Muitos candidatos tem o descuido de esquecer o celular ligado na hora em que está participando de um processo seletivo. Caso ele toque, isso interrompe o raciocínio e atrapalha o andamento da entrevista.

– Falar mal do seu emprego anterior também não é visto de uma forma positiva, pois o recrutador pode achar que futuramente o candidato poderá fazer o mesmo com a empresa que o está contratando.

– Outro ponto importante que deve ser evitado é o uso de roupas decotadas ou muito justas, no caso das mulheres, e camisa amassada ou muito informal (camiseta, jeans e tênis) no caso dos homens. A roupa que você usa para uma entrevista de emprego pode demonstrar como você é fora do ambiente de trabalho e um pouco de sua personalidade.

– Chegar atrasado ou muito adiantado também não é visto com bons olhos, pois o atraso pode demonstrar irresponsabilidade ou descompromisso. Já estar muito antes do horário combinado pode demonstrar muita ansiedade. O ideal é chegar com dez minutos de antecedência, no máximo quinze minutos.

– Uma das coisas que deixam os recrutadores insatisfeitos são candidatos que mudam seu discurso referente às suas experiências que estão descritas no currículo, e acabam inventando responsabilidades que não possuíram na empresa anterior. Estas mentiras são normalmente descobertas nas entrevistas por competência, onde os candidatos devem citar exemplos de suas experiências anteriores conforme solicitação do recrutador.