27 de Novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, você sabia?

Publicado em 27 nov 2019, às 00h00.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado nesta quarta-feira, 27 de novembro. A data tem objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 300 milhões de homens foram diagnosticados com câncer em 2018. Do total, 68.220 são casos de câncer de próstata. Já nas mulheres, 282 milhões foram identificadas com algum tipo de câncer.

Dia Nacional de Combate ao Câncer tem foco na prevenção

Os cuidados com a saúde já estão bem estabelecidos na medicina moderna. A prevenção entra na perspectiva de dirimir os riscos de doenças e inclui hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação balanceada, prática de atividade física e a redução do estresse.

Além disso, é importante diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e, sobretudo, eliminar o tabagismo. Também como prevenção, os exames periódicos são fundamentais e podem ser realizados a partir de qualquer idade.

O que é o câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

O que é o câncer?

O Instituto Nacional de Câncer ilustrou para a população o que é o câncer (Imagem: Reprodução/INCA)

Como prevenir a doença?

Ainda segundo o INCA, existem dois tipos de prevenção do câncer:

  • O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.
  • O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
O que são considerados fatores de risco?

O termo ‘risco’ é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolver uma doença. Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco.

Nas doenças crônicas, como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de uma exposição única, como por exemplo, radiações ionizantes, ou exposições contínuas, como por exemplo, radiação solar ou tabagismo.

Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural.

Saúde do homem é o tema do Dia Nacional de Combate ao Câncer de 2019

Apesar dos números alarmantes, quando o câncer de próstata é diagnosticado, a qualidade de vida e o tipo de tratamento são relevantes. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram diagnosticados 68.220 novos casos da doença no Brasil.

Segundo estimativa do Global Cancer Observatory (GCO), em 2040 mais de dois milhões de homens serão diagnosticados com câncer de próstata no mundo. Na faixa etária até 69 anos, a expectativa é de aproximadamente 1 milhão de casos, e a incidência na faixa acima dos 70 anos de 1.330.420, mais de 100% em relação aos números globais de 2018 (625.739 casos).

No sexo masculino, a recomendação é que exames períodos sejam realizados a partir dos 50 anos. Porém, homens cujos pais, irmãos e tios de primeiro grau já tenham sido diagnosticados com a doença e afrodescendentes, recomenda-se check-ups a partir dos 40 anos de idade.

Inicialmente, os principais exames são o de toque retal e o PSA (exame de sangue) que, combinados, permitem avaliação muito precisa de existência ou não de tumor prostático, com índice de segurança superior a 90%.