A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (30), a troca de três ministros da equipe do governo. A mudança acontece em razão da candidatura dos atuais ministros a cargos políticos nos estados de origem.
A Casa Civil, chefiada pela Gleisi Hoffman, que disputará as eleições para governo do estado do Paraná em 2014, pelo PT, será ocupada pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O secretário executivo da Educação, José Henrique Paim Fernandes, passa a ocupar o cargo de Mercadante no ministério da Educação.
Com a saída de Alexandre Padilha, que disputará o governo de São Paulo, o atual secretário da Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro, substituirá o atual ministro no ministério da Saúde.
Outros sete ministros também podem deixar seus cargos para se canditadar. São eles: São eles: Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Antônio Andrade (Agricultura), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Gastão Vieira (Turismo) e Marcelo Crivella (Pesca).
A posse dos novos ministros está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (3), às 11h, no Palácio da Alvorada.