Cálculo foi feito pelo TSE e ainda passará por audiência pública e votação antes de entrar em vigor

A candidata à reeleição, presidente Dilma Rousseff deverá ter três vezes  mais tempo na propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio que o seu principal adversário, o tucano Aécio Neves.

Os blocos de 20 minutos mais as inserções durante a programação devem ser divididos da seguinte forma:  a presidente Dilma Rousseff (PT) deverá ter direito a 11 minutos e 48 segundos por dia. O tucano Aécio Neves deverá usar 4 minutos e 31 segundos. Já Eduardo Campos (PSB) ficará com 1 minuto e 49 segundos.

O restante do tempo ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (um minuto e oito segundos); PV, de Eduardo Jorge (um minuto e um segundo); PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Eymael, do PSDC (47 segundos). Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias.

O cálculo do tempo destinado a cada coligação consta numa minuta de resolução divulgada no fim da noite de quarta-feira (10) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento ainda passará por análise dos partidos em audiência pública na quarta-feira (16) e depois irá para votação em plenário. Já a ordem de exibição dos programas será definida por sorteio, a ser realizado no dia 5 de agosto.

Pela legislação brasileira, a propaganda eleitoral gratuita começará em 19 de agosto. A divisão do tempo é feita da seguinte forma: um terço é distribuído igualmente entre todos e o restante com base no tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.

Leia, comente e compartilhe as notícias de política nas redes sociais usando a hashtag #RICeleições2014.
Clique aqui para ler todo o conteúdo da cobertura eleitoral do RIC Mais