As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) tiveram queda de 38% no início de julho para 36% nas primeiras semanas de julho. Já o senador Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, manteve 20% das intenções de voto, enquanto que o candidato do PSB, Eduardo Campos, oscilou de 9% para 8%. O dados são da pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (17), no Jornal Nacional. Votos brancos e nulos somam 13% e indecisos, 14%. Na pesquisa anterior, brancos e nulos eram 13% e indecisos, 11%.
A pesquisa inclui todas as candidaturas presidenciais registradas no Tribunal Superior Eleitoral. O pastor Everaldo (PSC) aparece com 3%, ante 4% no início de julho. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro, Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) têm 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não atingiram 1%.
Segundo turno
Nos cenários para o segundo turno, Dilma está tecnicamente empatada com Aécio. A petista tem 44% das intenções ante 40% do tucano, dentro da margem de erro. No levantamento anterior, Dilma somava 46% e Aécio, 39%.
Se o adversário fosse o pessebista Eduardo Campos, Dilma venceria com 45% dos votos contra 38%. No início de julho, esse cenário apontava 48% para a atual presidente contra 39% do ex-governador de Pernambuco.
O levantamento do Datafolha foi feito entre os dias 15 e 16 de julho, com 5.377 eleitores em 223 municípios do País. A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00219/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.