Direção defensiva é importante acessório contra acidentes
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual do Paraná, mais de 9 mil acidentes com vítimas aconteceram no ano de 2018 somente nas rodovias. Muito se deve às altas velocidades e à embriaguez no volante, mas muitos acidentes podem ser evitados quando a direção defensiva é praticada pelos motoristas.
A direção defensiva é um conceito que existe em cursos de formação de condutores em todo país. O problema é que muitos motoristas se esquecem de colocar os ensinamentos em prática após alguns anos de carteira de motorista.
O que é direção defensiva?
Por conta de infrações causadas por falha humana e imprudência, foi criada a direção defensiva, um conjunto de técnicas e práticas de prevenção e atenção que visam diminuir o número de acidentes de trânsito.
É importante que os motoristas estejam sempre atentos ao que acontece ao redor, evitando vícios de direção e de dirigir “no automático”. Veja abaixo algumas dicas para prevenir acidentes.
Segurança em primeiro lugar
Motoristas que fazem ultrapassagens arriscadas e aproveitam passar no sinal amarelo são aqueles que não praticam a direção defensiva. O conjunto de práticas, portanto, afirma que é necessário prezar pela segurança e ter atitudes que minimizem os riscos inerentes ao trânsito.
É preciso estar atento à sinalização, evitar altas velocidades e nunca colocar em risco pedestres, ciclistas e motociclistas.
Estar alerta é importante
Manter a atenção sempre é um dos principais pilares da direção defensiva. Isso porque existem ruas escuras, mal sinalizadas ou esburacadas, exigindo que o motorista esteja sempre atento e preparado.
Além de ter atenção redobrada durante os trajetos, procure se informar a respeito dos trechos antes de sair de casa. Você pode usar um GPS, por exemplo, desde que ele seja ligado antes de você começar a dirigir. Lembre-se de que usar celular na direção é infração de trânsito gravíssima.
Mantenha a calma no trânsito
Que o trânsito pode ser caótico e estressante, todo mundo sabe. Mesmo assim, manter a calma é importante para não cometer atos impulsivos e não contrair os músculos, o que pode dificultar os reflexos e as respostas rápidas do corpo.
Motoristas iniciantes precisam controlar o nervosismo para saber como sair de situações difíceis. Às vezes, o simples fato de o carro morrer pode desesperar um motorista.
A direção defensiva e a manutenção periódica dos veículos ainda são a melhor forma de evitar acidentes. Também é importante manter a documentação em dia e jamais misturar álcool e direção.