Que título pretensioso, não?
E sucesso tem fórmula, receita ou manual?
Vivemos numa sociedade onde, desde cedo, aprendemos a perseguir este alvo, o famoso sucesso. Pena que alguns vão embora sem sequer terem chegado perto deste sonho. Outros, caminhantes mais serenos, calmos e sábios, a cada dia, têm um encontro marcado com conquistas e vitórias e o nosso famoso personagem: o sucesso. É quem aprendeu a velha máxima que, tão importante quanto o destino, é a caminhada. Saber aonde se quer chegar é imprescindível, mas curtir a paisagem da estrada na viagem é prazeroso por demais.
Acredito firmemente que essas são pessoas que conseguiram equalizar na vida o que é sonho e o que é realidade. O que possível e o que impossível. O grande problema é que não se chega a este grau de discernimento do dia para a noite. Trata-se de um amadurecimento espiritual, pessoal e profissional. E, como temos o chamado livre arbítrio, cada um faz sua escolha, tanto em termos de destino, como de caminhada.
Agora um erro quanto ao sucesso. Estamos acostumados a aliá-lo ao tamanho da conta bancária, cargo, carro, roupa que veste, casa que mora e assim por diante. Agora uma pergunta: Eike Batista teria mais sucesso do que o Baiano, o Zé Alves Pereira, pipoqueiro da UFPR, que mostramos recentemente aqui no RIC NOTÍCIAS?
Considerando a premissa aqui defendida, podemos dizer que ambos são um “case de sucesso”. São dois são afortunados, por assim dizer. Claro, cada um com seu respectivo extrato bancário – milimétrico ou quilométrico.
Agora, algumas fórmulas do sucesso podem ajudar a alcançar o destino desta viagem/missão, chamada vida. Usamos aqui o reforço de algumas palavras-chaves:
• POLA – Planejamento, Organização, Liderança e Avaliação.
• CHA – Conhecimento, Habilidades e Atitude.
• 4 H – Perfil de quem é Humano, Humilde, Honesto e Humorado.
• METAS – Tenha uma, que seja Mensurável, Específica, Tangível e Alcançável. Ah, e que gere Satisfação pessoal.
São pequenas dicas que acredito que funcionam. Uma que compartilhei com Daniel, meu filho, traz cinco critérios, contados nos dedos da mão:
1. Tenha fé em Deus;
2. Seja bom;
3. Leia livros, estude;
4. Faça amigos;
5. E trabalhe muito;
As dicas estão aí. Claro, acertamos e erramos e não somos perfeitos. Mas, como diz um velho ditado, errar é humano, persistir…Como a vida é feita de escolhas, trata-se de escolher. Parar ou marchar rumo ao sucesso, se ele da forma que você e eu escolher. Abraço e sucesso sempre!
* Jornalista (UEPG), professor de pós-graduação e Diretor de Conteúdo do Grupo RIC. Pós-graduado em Marketing (Cesumar), Gestão Empresarial (FGV), Empreendedorismo e Inovação (BI Internacional – Babson Scholl) e Produção Executiva em Televisão (FGV)