Imposto de renda 2020: lista de documentos necessários para fazer a declaração

por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 16 mar 2020, às 00h00.

Para fazer o envio do imposto de renda 2020, é necessário ficar atento aos documentos que são exigidos. Confira uma lista do que é necessário e faça um check-list!

Documentos para enviar o imposto de renda

  • Declaração anterior (caso já tenha enviado anteriormente o IR, é necessário ter o documento em mãos. Se o contribuinte não tiver, é possível solicitar uma cópia para a Receita Federal). 
  • Identificação (para quem nunca declarou, é necessário informar alguns dados pessoais).
  • CPF de dependentes (essa exigência é uma novidade de 2020. Vale ressaltar que se os dependentes ainda não possuem CPF, é necessário solicitar na Caixa, Banco do Brasil ou Correios). 
  • Informes de rendimentos (as empresas -trabalho atual e anterior- em que o contribuinte trabalhou devem fornecer comprovantes de rendimentos)
  • Informes de instituições financeiras (bancos e instituições financeiras também devem enviar informes. Corretoras, instituições administrativas também devem fornecer. Assim, como alguém que fez operações com renda variável devem ter em mãos documentos de controle). 
  • Recibos de despesas médicas e com educação (é preciso ter em mãos recibos, notas fiscais e boletos de pagamentos referentes aos serviços. Cursos extracurriculares e livres não entram). 
  • Documentos referentes a bens (quem vendeu bens de valor no último ano, deve buscar contratos, escrituras, notas fiscais e entre outros. No caso de financiamentos é necessário saber nome do banco, montante financiado, valor de entrada e prestações. Se tiver ocorrido lucro na venda é preciso preencher o programa de Canhos de Capital da Receita, no mês seguinte, se não foi feito é necessário uma regularização. Já no caso de aluguel de imóvel, é necessário preencher o Carnê-Leão).
  • As pessoas que realizaram pagamento de pensão alimentícia ou doação, recebeu herança, contratou empréstimos ou realizou consórcios precisa ter um comprovante para enviar o IR.