O editor de notícias interativas do jornal norte-americano The New York Times, Aron Pilhofer, dará uma palestra para os alunos de Jornalismo e um curso para os estudantes da Especialização em Produção e Avaliação de Conteúdos para Mídias Digitais da Universidade Positivo (UP).
O jornalista participa de um bate-papo aberto à comunidade a partir das 10hs no dia 22 de novembro no auditório do Bloco Azul. Nos dias 22 e 23 de novembro ele também realiza um curso de extensão sobre tecnologia e jornalismo. As inscrições já estão abertas. O curso custa R$ 280,00. Estudantes da UP tem 30% de desconto. Alunos de outras instituições têm 10%. As vagas são limitadas.
Aron, que vem a Curitiba exclusivamente para o encontro com os estudantes da UP, abordará o uso de dados e tecnologia na produção de notícias. O curso também é aberto à comunidade.
“Essa apresentação traz a experiência de um profissional que comanda uma área em um dos jornais mais importantes do mundo. Além disso, o tema que será debatido é interessante e atual: o jornalismo guiado por dados, que é tendência no mercado”, ressalta o professor de Jornalismo da UP, Felipe Harmata. Aron faz parte de uma nova vertente do Jornalismo, em que a condição das coberturas jornalísticas é convergente, utilizando-se de diversas possibilidades proporcionadas pela tecnologia.
Para Harmata, apesar de todas as tecnologias disponíveis, ainda são poucos os jornalistas que conseguem explorar os benefícios da tecnologia para ampliar a busca por informação e a divulgação. “E não é só isso: muda também a maneira como o público consome as informações. É um formato ainda mutante, em constantes transformações e que precisa ser estudado”, completa.
A tecnologia na produção de notícias
O impacto das tecnologias digitais de informação e comunicação sobre as práticas jornalísticas são perceptíveis em todos os meios. Basta acessar um portal de notícias ou assistir a um telejornal para perceber que não bastam somente texto e imagens; é necessário aliar à comunicação fotos, podcasts, vídeos, enquetes, abertura para participação do público – que, por sua vez, ainda poderá complementar a informação enviando vídeos, áudios ou imagens.
Além disso, o profissional deve saber produzir conteúdos em diversas combinações de linguagens ao mesmo tempo: para rádio, televisão, tablets e smartphones, entre outros. Tudo isso faz surgir uma nova necessidade de profissionais, que são capazes de lidar com diversas mídias. “Eu acho que é possível – talvez necessário – para cada jornalista ter pelo menos alguma familiaridade com essas ferramentas e técnicas, mesmo que ele mesmo não vá usá-las. É fundamental saber o que é possível [fazer com as ferramentas], para saber como usar essas técnicas e como elas podem ajudar a contar histórias que, de outra forma, não poderiam ser contadas ou não teriam sido encontradas”, afirma o editor do The New York Times, Aron Pilhofer.
Serviço:
Palestra com Aron Pilhofer
Data: 22 de novembro
Horário: 10 horas
Entrada: gratuita
Local: Bloco Azul – Câmpus da Universidade Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido
Curso de extensão sobre tecnologia e jornalismo
Data: 22 e 23 de novembro
Horário: das 19h às 22h30 (sexta-feira). Das 8h30 às 17h30 (sábado)
Valor da Inscrição: R$ 280,00.
Local: Câmpus da Universidade Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido
Inscrições: www.up.com.br