Em apenas um dia, as 15 mil doses de vacila foram esgotadas da cidade de Maringá, no norte do Paraná. A Campanha de vacinação contra a gripe para pessoas acima de 60 anos aconteceu neste sábado (28).
A expectativa era que o Dia D fosse até às 17 horas, mas acabou antes mesmo da hora do almoço. Com isso, a vacinação que aconteceria amanhã, domingo (29), está suspensa. A Secretaria de Saúde de Maringá está montando uma nova estratégia e divulgará em breve.
Maringá adotou sistema drive thru
Foto: Evandro Mandadori / RIC Record TV, Maringá
As vacinas foram aplicadas em sistema de drive thru na Praça da Catedral, Parque de Exposições e no Parque do Ingá. Em determinado momento, registrou-se filas de aproximadamente 3 km.
Outros pontos fixos também foram distribuídos na cidade como mais uma medida para evitar aglomerações de pessoas. Foram em escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CMEIs), centros esportivos e salões comunitários.
A Prefeitura de Maringá optou por vacinar os profissionais de saúde semana passada e os idosos a partir de hoje, diferente de outras cidades, como na capital do Estado, Curitiba.
Prefeitura emitiu nota
A Prefeitura de Maringá informa que as 15 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para vacinação de pessoas com 60 anos ou mais em Maringá terminaram neste sábado, 28. Nova remessa de vacina deve ser recebida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do MS, nos próximos dias. A partir da chegada dos lotes, o esquema vacinal será reorganizado.
A campanha de vacinação contra a influenza de 2020 da Prefeitura de Maringá segue o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde. Na primeira etapa, iniciada na segunda-feira, 23, foi priorizada a imunização dos profissionais de saúde como estratégia de prevenção no cenário de coronavírus. Neste sábado, 28, foi dada sequência com aplicação das doses em pessoas de 60 anos ou mais, com estratégia de drive thru e imunização em áreas abertas, tudo para evitar a aglomeração de pessoas.
Nova estratégia de imunização será divulgada nos próximos dias pela Secretaria de Saúde.