Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, até junho de 2014 foram encaminhadas mais de 300 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos para o destino ambientalmente correto.

Apenas no primeiro semestre deste ano, o Sistema Campo Limpo destinou mais de 22 mil toneladas de material. A quantidade é 7% maior se comparada ao mesmo período de 2013.

Eleições 2014

Uma pesquisa inédita levantou a percepção da população urbana brasileira em relação ao perfil ideal de candidato à Presidência da República para o agronegócio. Ao todo, 72% dos entrevistados disseram que votariam em um candidato que desse maior atenção aos agricultores brasileiros.

Para 74,5% dos pesquisados, um presidente que não apoiar a produção de alimentos também não irá se importar com a qualidade de vida das pessoas. O levantamento ouviu 600 pessoas de cinco capitais – Belém, Salvador, Goiânia, São Paulo e Porto Alegre. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa IPESO.

Cana-de-açúcar 

A próxima entressafra de cana-de-açúcar, que neste ano começa mais cedo por causa da quebra de produção no Centro-Sul do Brasil, tem tudo para ser uma das mais críticas em termos de oferta de etanol hidratado.

Cálculos da SCA, uma das maiores tradings de etanol do País, mostram que a disponibilidade do produto para o período em que as usinas ficarão paradas será de cerca de 3 bilhões de litros. Em ciclos recentes, o volume alcançava 5 bilhões de litros no encerramento da moagem de cana e dava conta da demanda de 1,1 bilhão de litros por mês até o início do ciclo seguinte, evitando alta dos preços.

Defensivos 

Os preços dos defensivos subiram 8% na comparação com a última safra.  A inflação é atribuída ao maior uso de defensivos químicos nas lavouras, em função do número de aplicações para o combate das lagartas. A principal vilã segue sendo a Helicoverpa armigera, mas também preocupa uma falsa medideira e o mofo branco.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.