A resistência de plantas daninhas é atualmente uma das principais preocupações da agricultura mundial. No Brasil, casos são registrados no Sul e começam a aparecer no Centro-Oeste. Segundo pesquisadores da Embrapa Soja, é preciso fazer o controle correto para evitar que o problema se propague ainda mais.O alerta da Embrapa foi feito a técnicos e produtores durante Encontro Nacional de Tecnologias de Safra, em Lucas do Rio Verde. (Embrapa)
Para evitar que o problema da resistência de plantas daninhas aos herbicidas se instale nas lavouras, a Embrapa cita duas medidas que podem ser adotadas: rotação de herbicidas e formação de palhada. De acordo com o pesquisador, houve uma redução na oferta de herbicidas, mas ainda há opções para serem alternadas com o glifosato. (Embrapa)
Soja e milho
A Gerência Técnica e Econômica da Ocepar divulgou, nessa semana, mais um boletim Agrosafra, mostrando a evolução dos preços recebidos pelos produtores paranaenses de soja e milho, entre abril de 2012 e abril de 2013. De acordo com o último boletim da Ocepar, as cotações atuais da soja e do milho estão em patamar similares as de um ano, no entanto no segundo semestre de 2012 elas foram bem maiores. (Ocepar)
Uma recusa chinesa à soja transgênica causa temor entre os produtores. Recentemente, a China bloqueou a importação de algumas variedades transgênicas do grão brasileiro. A demora na aprovação chinesa de novas sementes modificadas geneticamente levou uma comitiva do Ministério da Agricultura a Pequim, para reunião com as autoridades chinesas. Até agora, no entanto, o gigante asiático, maior comprador de soja do Brasil, ainda não liberou a entrada das novas variedades. (Terra)
Entre as variedades à espera de aprovação, encontram-se a Cultivance, produto resultado da parceria entre Embrapa e Basf, e a Intacta RR2, da Monsanto. Enquanto a barreira chinesa não é transposta, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja recomenda que não sejam cultivadas as sementes Intacta RR2. (Terra)
Máquinas
O faturamento bruto da indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 4,2% em abril em comparação ao mês março, com desempenho de R$ 6,8 bilhões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos foi o melhor mês de abril desde 2009. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 4,6%. (Agência Brasil)
Cereais
De acordo com consultoria Safras & Mercado, a produção brasileira de cereais e oleaginosas deverá totalizar 186,795 milhões de toneladas na temporada 2012/13, com aumento de 13% sobre o total colhido em 2011/12 e destaque para o crescimento da soja e do trigo. A estimativa está 5,5% acima da publicada em dezembro, quando a Safras tinha uma previsão de 177,096 milhões de toneladas. (Reuters)