Vandalismo: estação-tubo é incendiada no Xaxim, em Curitiba

Publicado em 11 jun 2019, às 00h00.

Uma atitude de vandalismo chocou os moradores da Vila São Pedro, no bairro Xaxim, em Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (10). No local, uma estação-tubo foi completamente incendiada, e precisou ser interditada.

Estação-tubo é incendiada no Xaxim

Somente em 2019, a mesma estação-tubo já foi assaltada 15 vezes. Apesar disso, o local não possui câmeras de segurança.

No local, os vândalos espalharam combustível no banco usado pelos cobradores e atearam fogo. Além disso, vidros, o piso, o caixa, o sistema de cobrança automático e a iluminação foram completamente danificados.

Até o momento, ninguém foi preso.

Situação é preocupante

De acordo com informações do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC), entre duas a três estações são assaltadas todos os dias em Curitiba e RMC.

Conforme relato de moradores, os criminosos costumam esperar por um momento de tranquilidade para cometerem os assaltos.

Em seguida, fogem por uma praça na região em que o trânsito de veículos é impedido.

Dario Pereira, do Sindimoc, o local já passou também por assaltos violentos. “Além dos assaltos corriqueiros né, que as vezes o coitado do cobrador ele nem está mais fazendo o boletim de ocorrência porque o cara vem aqui e pega R$ 5 dele aqui, ameaça ele de morte, põe uma faca no pescoço dele, ou ameaça dizendo que se houver denúncia voltam pra matar”.

Sem previsão de reabertura. (Foto: Dario Pereira, do Sindimoc)

Sem previsão de reabertura. (Foto: Dario Pereira, do Sindimoc)

Até o momento, o sindicato também não possui informações de quando a estação-tubo será reaberta. “O quanto antes é necessário que esteja operando novamente isso daí né, afinal, a população paga pra usar isso aí”, finaliza Pereira.

Sem previsão de reabertura

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, a previsão é de que pelo menos até sexta-feira (14), a estação passe por serviços de recuperação. Entretanto, não existe data exata para que o local seja reativado.

Enquanto isso, é preciso que indivíduos que circulem pela região utilizem a linha rex, localizada a aproximadamente dois quilômetros da estação-tubo do Xaxim.

Veja como ficou a estação-tubo!