A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) confirmou as expectativas e também reduziu sua estimativa para a produção de soja em grão do país nesta safra 2013/14, que já está em fase final de colheita.

Em relatório de oferta e demanda divulgado ontem, a entidade passou a projetar o volume total, ainda recorde, em 86,1 milhões de toneladas, 2,8% menos que o previsto em fevereiro (88,6 milhões). O ajuste reflete as perdas provocadas pelo déficit hídrico na região Sul. Em relação à temporada passada, o aumento caiu para 5,5%.

Conforme a Abiove, os embarques do grão deverão render US$ 20,7 bilhões em 2014, 9,3% menos que no ano passado. (Valor Econômico)

Feijão ileso

Diferentemente da soja, milho e outras culturas mais sensíveis à seca, até o momento o feijão passou ileso pelas intempéries desse início de ano. Neste cenário, a expectativa é que a produção seja bem superior à das últimas duas safras e feche como a maior neste período.

Devido à seca, o produtor de feijão acabou demorando um pouco mais para plantar na segunda safra, mas até agora os números estão bem positivos, mesmo com a área colhida de apenas 1%. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná (Seab).

Etanol

Segundo os dados, divulgados no site da ANP, Agência Nacional de Petróleo, a capacidade instalada para produção de etanol, tanto anidro quanto hidratado, é maior do que a produção recorde registrada na safra 2013/2014, que deve atingir cerca de 12 bilhões de litros de anidro e 15 bilhões de litros de hidratado.

Ainda de acordo com os dados, divulgados no site da ANP, a capacidade instalada para produção de etanol, tanto anidro quanto hidratado, é maior do que a produção recorde registrada na safra 2013/2014, que deve atingir cerca de 12 bilhões de litros de anidro e 15 bilhões de litros de hidratado.

No caso do anidro, a capacidade apontada pela ANP é de 101 milhões de litros diários, contra os 70 milhões por dia efetivamente produzidos na atual safra. No caso do hidratado, a ANP registra uma capacidade instalada de 198 milhões de litros diários, bem superior aos 90 milhões de litros produzidos na última safra. (Única)