Exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá cresce 20%

A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá registrou alta de 20% no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho foram exportados pelo porto 40 mil veículos, contra 33,5 mil no primeiro semestre de 2011. A importação também apresentou alta nesses primeiros seis meses. Foram 72 mil carros importados – alta de 17% em relação a 2011, com 62 mil.

O aumento na exportação de veículos paranaenses segue na contramão da tendência nacional. Dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) mostram que no primeiro semestre de 2011 o Brasil exportou 250 mil veículos. Este ano, no mesmo período, foram 228 mil unidades, o que representou queda de 9%.

Segundo o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, questões operacionais fazem as empresas movimentarem pelo Porto de Paranaguá. “Além de estrutura física – quase 110 mil metros quadrados disponíveis para acomodar os veículos –, temos mão de obra capacitada especificamente para movimentar esse tipo de carga. Isso garante segurança na operação”, afirma.

As empresas que exportam e importam pelo Porto de Paranaguá são, principalmente, Renault, Volkswagen e Nissan. Os principais mercados dos veículos exportados pelo paranaense são Argentina, México e Peru. Já os veículos importados pelo Paraná vêm principalmente do México e da Argentina.

22 jul 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando