De acordo com a agência Reuters de notícias, as exportações de etanol do Brasil devem cair em 2014/15, por causa de uma colheita de milho nos Estados Unidos quase recorde reduzindo as necessidades norte-americanas de importação, previu nesta sexta-feira a consultoria brasileira Datagro.

Cerca de 40% da safra de milho dos EUA foi convertida em etanol no ano passado e o país é também o maior mercado de exportação para o etanol brasileiro. Ainda de acordo com informações da Reuters, a produção de etanol do Brasil deverá cair 8%, para 25,29 bilhões de litros, ante os 27,5 bilhões de litros da temporada passada. (Reuters)

Biocombustível 

A medida provisória que determina o aumento da mistura de biodiesel no diesel foi prorrogada por 60 dias. A elevação da mistura vai aumentar a produção do biocombustível feito a partir de soja, em sua maioria no Brasil, ao mesmo tempo em que reduzirá a necessidade de importação de diesel, aliviando a balança comercial de petróleo do País e as contas da Petrobras. (DCI)

Ocepar 

O Sistema Ocepar está solicitando ao Ministério da Agricultura a inclusão do Paraná como beneficiário dos próximos leilões de laranja, na modalidade Pepro, Prêmio equalizador pago ao produtor rural. O pedido visa garantir o preço mínimo aos produtores paranaenses. No último dia 10 de julho, o Mapa, por meio da Conab, realizou o primeiro leilão de Pepro de laranja deste ano, contemplando somente o estado de São Paulo.

No Paraná, os pomares com a fruta ocupam atualmente cerca de 30 mil hectares, com produtividade média de 25 toneladas por hectare, envolvendo 550 produtores, em cerca de 85 municípios do Noroeste e Norte do Estado. Os produtores de laranja do Paraná estão recebendo, em média, R$ 9,00 a caixa de 40,8 kg, sendo que o preço mínimo de garantia da laranja, definido pelo governo Federal para a safra 2014/15 é de R$ 11,45 a caixa de 40,8 kg. Dessa forma, no mercado, as cotações estão 27% menores que o preço mínimo oficial”, destaca a entidade no documento. (Ocepar)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.