El Niño
Mais do que influência no ritmo de chuvas e o desempenho das lavouras, a ocorrência do fenômeno climático El Niño também deve afetar os mercados de soja e milho.
Relatório da consultoria norte-americana FC Stone indica que há condições favoráveis para à produção de grãos nos Estados Unidos, Brasil e Argentina, que tendem a ampliar ainda mais a oferta dos produtos no mercado externo.
Com estoques já elevados, o salto na oferta tende a pressionar ainda mais as cotações internacionais. De acordo com analistas o El Niño vai levar os preços da soja bem mais para baixo.
Mais cara
Os preços da carne bovina passaram por novo aumento, dessa vez cerca de 0,5% em São Paulo e no Paraná a alta foi de 0,7%. Com a mudança nos preços o consumidor viu que sofreu redução no poder de compra.
A saída foi variar o corte da proteína. A sustentação nos açougues e supermercados vem dos cortes de dianteiro, que possuem menor valor. Acém, paquete e costela são alguns exemplos dos produtos mais procurados.
Laranja
O avanço do greening, conhecida doença nos cultivos de laranja, tem aumentando os custos de produção no estado do Paraná. A doença já possui um índice acumulado de 5,39% em Paranavaí e 9,47% em Londrina.
As informações foram reveladas por Leandro Teixeira, gerente de Produção Agrícola da Cocamar, durante a Semana da Citricultura, em Cordeirópolis, São Paulo.
Teixeira ainda anunciou que a cooperativa manterá um rígido controle de manejo nos pomares dos 351 agricultores associados com 10 agrônomos trabalhando exclusivamente nesses 11 mil hectares.
Clima
As culturas de milho e de trigo apresentam, no geral, boas condições de desenvolvimento, sem ataque severo de pragas e doenças, na região da Cocamar.
O clima vem sendo favorável e, segundo a área técnica da cooperativa, a expectativa até agora é de boas médias de produtividade.