O governo Federal deve criar uma força-tarefa para acompanhar questões ligadas às demarcações de Terras Indígenas. Uma portaria do Ministério da Justiça deve retirar o poder exclusivo da Funai (Fundação Nacional do Índio). Segundo o governo, deverão ser ouvidos também os ministérios das Cidades e Desenvolvimento Agrário, além do INCRA e Embrapa.  A decisão estava anteriormente sob atribuição exclusiva da FUNAI. (Agrolink)

Vera Cruz do Oeste

Nesta segunda-feira (10), durante todo o dia, tem recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Vera Cruz do Oeste,  na prefeitura municipal. (SEAB)

Greening 

O governo do Estado vai promover, na próxima sexta feira (14), evento para prevenção do Greening (doença que ameaça os pomares de laranja), com produtores e técnicos em Paranavaí para debater o assunto. Objetivo é desenvolver uma ação mais eficaz de prevenção à doença, atualmente a mais temida da cultura, que já atinge 2% dos pomares da região noroeste e 4% das plantas no norte do Estado a doença ainda não tem tratamento. (FLAMMA)

Trigo

Na região de Toledo, o trigo já está com toda a área semeada. O produtor precisa ficar atento ao aparecimento de pulgões e ervas daninhas, adotando práticas necessárias para essa fase. (SEAB)

Pastagens  

Na região centro sul do Estado, o atual período é de transição e escassez de pastagens. Alguns produtores optam pelo corte do milho safrinha, atingido pelas geadas, para complementar a alimentação dos animais. Esta semana também deve acelerar o plantio do trigo. No Estado, esta é a última região que conclui o plantio do trigo, estendendo-se até o mês de julho. (SEAB)

Café

A turbulência na economia mundial está refletindo no mercado do café mais do que em outros mercados. A justificativa é que os preços estão caindo devido à expectativa de excesso de oferta de café brasileiro no mercado mundial. De acordo com analistas de mercado, esse excesso pode ser consertado com uma boa política de café, com o leilão de opções de venda ao governo Federal. (Notícias Agrícolas)

Máquinas agrícolas 

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou quarta-feira (05) o índice de aumento nas vendas internas de máquinas agrícolas no atacado. As colheitadeiras tiveram destaque em maio, com 382 unidades vendidas. Somente de janeiro a maio de 2013, foram comercializadas 3.435 unidades, um aumento de 27% do igual período de 2012, quando foram vendidas 2.075 unidades. (Sou Agro)

Para ver as matérias do RIC Rural, clique aqui.