O preço pago ao produtor de frutas natalinas começam a subir no Paraná. O Estado produz anualmente 105 mil toneladas de uva, 17 mil toneladas de pêssego, 13 mil toneladas de ameixa e 3.300 toneladas de nectarina. O Estado ocupa a quinta posição em produção de frutas no país. As altas nos preços ainda não foram repassadas ao consumidor.
Navios
O tempo de espera dos navios de fertilizantes nos portos paranaenses foi reduziu consideravelmente. Isto foi alcançado devido a uma série de medidas como ativação de um segundo guindaste no Porto de Antonina, inauguração do terminal de fertilizantes em Paranaguá e a informatização do sistema de conferência das cargas.
Banana
O mercado de banana continua firme e com preços remuneradores. Este ano está havendo um melhor escalonamento da oferta. O produtor está recebendo cerca de R$18,00/caixa de banana nanica.
Tempo
O clima segue com ares de outono, vento frio pela manhã e elevação de temperaturas na parte da tarde. Mas, este cenário deve modificar-se nos próximos dias, conforme SIMEPAR. Final de semana com previsão de chuva em quase todas as regiões do estado.
Soja
A valorização da soja no mercado fez com que o preço do farelo da oleaginosa, usado na ração animal, subisse prejudicando os setores que dependem do produto, principalmente a cadeia produtiva de suínos e aves de corte.
Paranavaí
Na região de Paranavaí, as atividades no campo estão se desenvolvendo normalmente. Os produtores de arroz irrigado já plantaram aproximadamente 95% das áreas e devem concluir o plantio da safra 2013/2014 nos próximos dias.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.