Começou no dia 1º de novembro, última sexta-feira, a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa no Paraná. A campanha estadual de vacinação estará em vigor até o dia 30 de novembro.

Deverão ser vacinados todos os animais bovinos e bubalinos (bois e búfalos) de todas as idades. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), órgão da Secretaria que coordena a campanha, é vacinar 9,4 milhões de cabeças, o que corresponde a 100% do rebanho do Paraná.

A vacinação é obrigatória por lei e o produtor que não comprovar ficará sujeito a multas no valor de R$107,58 por cabeça não vacinada, além de ser impedido de transportar seus animais para qualquer finalidade.

Praga 

A Helicoverpa Armigera está atacando a soja e o milho, no norte do Eestado, tornando necessário o uso de inseticida para mantê-la sob controle.

A Adapar está fazendo monitoramento através de coleta de lagartas e encaminhando para a EMBRAPA realizar a identificação da espécie.

Trigo

Produtores reclamam de nova importação de trigo. A chegada de mais 600 mil toneladas da commodity deve derrubar o preço e prejudicar agricultores paranaenses e gaúchos.

Segundo representantes que atuam no segmento, não poderia haver pior momento para essa ação, já que os produtores estão trabalhando na colheita e comercialização do cereal.

Café 

Produtores do Paraná estão arrancando os pés de cafés e migrando para o cultivo da soja. Na região noroeste do estado a saca do café arábica é negociada a R$ 200,00 e não cobre os altos custos de produção.

Com as geadas do mês de julho, a produção dos próximos anos está comprometida. Por outro lado, os produtores que não irão arrancar os pés de café farão o esqueletamento dos cafezais, que só deve voltar a produzir daqui a três anos.

Ainda na visão do produtor, é preciso que haja uma medida por parte do governo para amenizar a situação dos pequenos agricultores e também da economia do município.

Sindicato

E o sindicato rural de Maringá realizou ontem nova eleição para presidência do sindicato.  A eleição foi composta por chapa única, encabeçada pelo presidente reeleito José Antônio Borghi.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.