Gaeco faz buscas em gabinete e casa de vereador em São José dos Pinhais

Publicado em 3 mar 2020, às 00h00.

O Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete e na residência do vereador Edson Dangui (PSC), de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Eles são resultados da investigação da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, que apura crimes de concussão e constrangimento ilegal praticados pelo vereador Edson Dangui.

De acordo com as investigações, o vereador, com o auxílio do chefe de gabinete dele, coagia assessores para que repassassem a ele parte do salário que recebiam.

A polícia encontrou R$ 28.024 em espécie no escritório do vereador; e R$ 1.500 na residência dele. O dinheiro não foi apreendido por ausência de ordem judicial.

Uma decisão judicial determinou o afastamento do vereador e de seu chefe de gabinete por 180 dias. Os dois também ficam impedidos de acessarem e frequentarem a sede da Câmara, assim como de manter contato com testemunhas do processo.

Defesa

Confira a nota do vereador Edson Dangui

“Posso afirmar que sou transparente sempre, fazendo jus aos termos da lei, mas que isso foi orquestrado por alguma denuncia de alguém, seja politico ou outra pessoa comum.
Em nenhum momento fui chamado pra prestar qualquer esclarecimento pra justiça.

Estou a disposição da justiça e da lei com transparência em todos os meus documentos e minha vida pregressa. A todos os cidadãos de São José dos Pinhais, sempre fiz meu trabalho em prol da população com grandes projetos de lei e grandes conquistas que tem despertado um olhar critico em muitas pessoas que fazem de tudo pra que a popularidade não avance nas opiniões da cidade.

Penso que fazer uma politica contundente de trabalho forte com transparência pode causar algum desconforto em alguns e isso faço, eu e minha equipe!

Estou trabalhado incansavelmente para o povo que sempre precisa de politicas publicas de verdade e assim o farei e provarei que essa é minha linha e minha conduta.
Estarei me defendendo com meu advogado de qualquer denuncia feita a mim e levarei a verdade a todos os eleitores com transparência“.